O que é grelina e por que ela pode ser a grande responsável por você comer muito

Hábitos alimentares e rotina de atividades físicas são conhecidos como os principais pilares da perda e do controle de peso, mas fatores hormonais também desempenham papel importante no processo e não podem ser ignorados por quem deseja emagrecer.

Quando se fala em dieta e hormônios, normalmente apenas a tireoide é mencionada. A glândula, localizada na parte frontal do pescoço, de fato é importante para o controle hormonal e funcionamento do metabolismo, mas existe uma outra palavra que você precisa conhecer, especialmente se não consegue emagrecer: a grelina.

Grelina: o que é e como ela interfere no emagrecimento

iStock

A grelina é o hormônio secretado pelas paredes do estômago e que, basicamente, promove a sensação de fome. Na corrente sanguínea, ela segue em direção ao hipotálamo do cérebro e reage a diversos estímulos relacionados ao apetite, como a visão de determinados alimentos ou a entrada de comida no corpo.

Se produzida de forma descontrolada, a grelina vai atrapalhar o emagrecimento por te deixar sempre com fome. Ela aumenta, por exemplo, quando passamos muitas horas em jejum ou deixamos de dormir a quantidade de horas necessárias para um bom descanso do corpo e da mente.

É exatamente por isso que a maioria dos especialistas ressaltam a importância de comer várias vezes ao dia, para evitar apetite exagerado, e dormir pelo menos sete horas todas as noites. Os hábitos são capazes de regular e combater a elevação dos níveis de grelina que, consequentemente, vão resultar em quilos a mais na balança.

Como emagrecer com saúde e sem efeito sanfona