Fazer atividades físicas é um hábito que além de ajudar a manter a boa forma, garante boa saúde e melhora a qualidade de vida. Aliar a prática de exercícios físicos a uma boa alimentação potencializa os resultados positivos.
Leia também
Alimentos ergogênicos melhoram desempenho no treino
Chocolate e castanhas: combinação é ideal no pré-treino
Veja 5 exercícios que vão deixar seu metabolismo a mil
A nutricionista Tatiana Rom, parceira da Organomix, dá dicas do que comer antes e depois do treino para garantir um bom desempenho.
Corrida
Depois da corrida o ideal é ingerir alimentos leves / Crédito: Thinkstock
O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo. Por isso, antes do exercício, ele garante o bom rendimento e após a atividade física auxilia na recuperação muscular.
Antes
Segundo a especialista, antes da corrida é indicado consumir frutas com cereais, como a aveia, a granola e o mel.
Depois
Depois, é melhor optar por alimentos leves, como sucos naturais, barras de cereais, frutas secas e massas com molhos suaves.
Yoga
Sucos de frutas podem ser ingeridos antes da aula de yoga / Crédito: Thinkstock
A Yoga é uma atividade física que trabalha muito a respiração, por isso a nutricionista ensina que é indicado evitar proteínas ou gordura em excesso antes da aula.
Antes
“O ideal é consumir alimentos leves e apostar em sucos de frutas, que dão energia e são de fácil digestão, por isso, não prejudicam o desempenho da atividade física”, afirma Tatiana.
Depois
De acordo com a nutricionista, depois da aula de yoga a ingestão de uma refeição com carboidrato rico em fibras e carne branca, que pode ser frango ou peixe. Além de repor a energia, o cardápio irá favorecer a recuperação do organismo.
Musculação
Uma hora e meia é o tempo ideal para se alimentar antes dos treinos / Crédito: Thinkstock
“O indicado é se alimentar com 1 hora e meia de antecedência. Isso ajuda no metabolismo e na utilização dos nutrientes ingeridos”, afirma a nutricionista.
Antes
Pães integrais e proteínas leves, como queijo branco e peito de peru são muito bem vindos antes do treino. Iogurte com polpa de frutas e sucos naturais também garantem energia.
Depois
Segundo Tatiana, depois da musculação alimentos ricos em proteínas como iogurte, barra de cereais e até mesmo uma refeição com carnes magras favorecem a recuperação muscular.