O que comer antes e depois da academia: 4 opções certeiras para fazer em casa

Se você treina diariamente e faz todos os exercícios de forma correta, mas, mesmo assim, não consegue atingir bons resultados, provavelmente, deve estar pecando na alimentação. Pouca gente sabe, mas, o que você come antes e depois do treino, pode influenciar e muito no seu desempenho. 

É fundamental que os alimentos consumidos pré e pós-treino sejam capazes de gerar energia, para garantir uma boa performance durante a execução dos exercícios, e ajudem a regenerar a musculatura.  Confira o jeito certo de se alimentar antes e depois da academia e quatro alternativas fáceis e rápidas.

Alimentos para comer antes e depois do treino

Pré-exercício

Antes do treino, o ideal é investir em alimentos ricos em carboidratos, que dão energia, melhoram o desempenho e ajudam a queimar gordura corporal. Por serem digeridos lentamente, os carboidratos com baixo índice glicêmico, como pães e massas integrais, fazem com que o açúcar demore a chegar às células, estimulando o corpo a queimar gordura para gerar energia.

É importante que você não abuse das quantidades e se alimente cerca de 2 horas antes de ir à academia. Se não der tempo de comer na hora certa, a dica é evitar os alimentos proteicos, que demoram mais para fornecer energia, e optar por comidas mais leves como frutas ou iogurte, acompanhados de aveia ou linhaça. Beber muita água durante o treino também é fundamental para manter o corpo hidratado.

Opção 1

  • 2 fatias de pão integral
  • 2 fatias de muçarela de Búfala
  • Cenoura ralada e salsinha
  • 1 copo pequeno de água de coco

Opção 2

  • Banana com aveia, mel orgânico e canela salpicada

Pós-exercício

 Após o treino, opte por mesclar carboidratos e proteínas, Alimentos a base de proteína, como frango e muçarela de búfala, ajudam na recuperação muscular e podem ser complementados com batata doce, por exemplo, que é rica em carboidrato.

Opção 1

  • 2 fatias de pão integral com frango desfiado, cenoura e beterraba crua ralada, uma colher de sobremesa de quinoa e uma folha de alface
  • 1 copo pequeno de suco de abacaxi com hortelã
ShutterStock

Opção 2

  • 1 omelete de queijo branco
  • 1 porção de batata doce cozida 

Feitos com farinha integral, os pães integrais da Pullman são fontes de fibras e contribuem para o bom funcionamento do organismo. A linha de pães especiais também conta com os Pães Vitagrão, que são feitos com diversos grãos em sua composição, e com os Pães Zero, sem adição de açúcares.