Quem quer perder os quilinhos extras sem abrir mão do sabor pode apostar em receitas tradicionais que levam algumas substituições de ingredientes. É o caso desta paçoca proteica, sugestão que a nutricionista Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro, publicou em seu Instagram. “A regra é não passar vontade, mas saber escolher o que você ingere”, comenta.
A receita original do doce típico brasileiro leva amendoim, açúcar e farinha de milho, mas esta dispensa a farinha e o açúcar refinado para dar espaço a ingredientes funcionais. Por isso, o lanche pode ser consumido antes ou depois do treino.
Receita de paçoca proteica para pré ou pós-treino
Ingredientes:
- 500g de amendoim orgânico, torrado e sem sal
- 120g de proteína em pó – vegana ou não, sem sabor
- 6 colheres de açúcar de coco
Modo de preparo:
Em um processador ou mixer, bata todos os ingredientes até virar uma farofa. Depois, amasse com um pote de vidro e coloque em uma forminha do tamanho que preferir para que seja fácil de desgrudar. Leve à geladeira por alguns minutos para dar firmeza. Sirva em seguida.
Benefícios
O diferencial dessa receita é, sem dúvida, o uso da proteína em pó, que promove saciedade e auxilia na manutenção de massa magra no corpo.
Mas o açúcar de coco não pode passar batido. Além de ser rico em vitaminas e mineiras, potássio, magnésio, zinco e ferro, esse ingrediente tem o índice glicêmico lento. Isso significa que ele não promoverá o pico de glicose no sangue e, consequentemente o efeito rebote, que causa a fome em pouco tempo.
Receitas de doces saudáveis
- Leite condensado saudável feito com apenas 3 ingredientes
- Brownie fit feito com feijão azuki: é nutritivo e ainda ajuda a emagrecer
- Arroz doce sem leite condensado: receita levinha com poucas calorias