Além de os dias mais frios aumentarem a vontade de comer e a preguiça de sair para malhar, a época é recheada de comidinhas deliciosas que pode detonar qualquer dieta. Resultado de festivais de sopa, fondues com amigos e festas especiais como o São João: os temidos quilinhos a mais. Mas é possível não engordar no inverno sem deixar de aproveitar o que tem de melhor no inverno. Quem garante é a nutricionista Patricia Davidson Haiat, responsável pela dieta de Bruna Marquezine e outras famosas, como Anitta, Agatha Moreira e Paola Olliveira. Veja algumas dicas dela dadas ao GShow e garanta um corpo enxuto o ano todo sem sofrer.
Leia também:
17 alimentos que espantam a preguiça de malhar no inverno
Alimentos que matam a fome sem engordar
5 piores comidas de inverno (e seus substitutos saudáveis)
Fondue: Se não conseguir resistir ao fondue, use algumas táticas que vão deixá-lo mais leve: faça o chocolate mais ralo e prefira os de carne aos de queijo e grelhe a carne antes para que não absorva tanta gordura.
Sopas: Tenha algumas preparações magras prontas na geladeira para os momentos em que a fome bater. Basta aquecê-las e comer, sem desculpas! Porém, é preciso que o preparo seja light e evite ingredientes como queijos. Para acompanhar, abuse das folhas verdes.
Festa Junina: Um item típico que não engorda é o milho verde. Ele tem vitaminas e fibras que garantem a saciedade e fazem a fome demorar mais a chegar.
Frutas: Também não devem ser esquecidas. As cítricas, como laranja, limão e acerola são as mais indicadas, pois aumentam as defesas do organismo e previnem doenças comuns do inverno.
Sobremesa: Continue apostando nas frutas. Quando assadas com canela ou cravo se tornam ótimas opções para o lanche da tarde ou a sobremesa.
Vegetais: O clima frio tira a vontade de comer salada, mas é importante não deixar de consumir vegetais. A dica é consumi-los quentes, sejam cozidos, assados, como purês ou sopas, picadinhos no meio do arroz.
Chás: Dependendo dos ingredientes, ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a fome. Boas opções são os de hibiscus, erva doce, camomila e verde.
Bebidas alcoólicas: Tenha moderação no consumo e lembre-se que elas são, muitas vezes, as grandes responsáveis pelo aumento de peso.
Água: E lembre-se de hidratar o organismo. Mesmo com menos transpiração, a necessidade hídrica continua existindo. A recomendação é de 1,5 litro de água por dia.