Nutricionista contesta estratégia que todos acreditam ser mais eficiente para emagrecer

A alimentação e a prática de atividades físicas compõem o combo de fatores que influenciam no processo de emagrecimento. Mas é importante notar que, assim como existem inúmeras dietas que podem ou não ajudar de forma eficaz a perder peso, também existe uma série de exercícios que não contribuem de maneira significativa para a queima de gordura. É o caso das atividades aeróbicas.

Como emagrecer: dieta e atividade física correta

A nutricionista Fabiana Guimarães revelou em sua página do Instagram um dos motivos pelos quais muitas pessoas que praticam atividades físicas não conseguem emagrecer.

Dieta

Conforme a profissional, tudo está relacionado ao que a pessoa prioriza. Na corrida para perder peso, as pessoas costumam priorizar exercícios aeróbicos, deixando a dieta em segundo plano. Para a nutricionista, a conta está errada.

Fabiana demonstra que, para emagrecer, a dieta deve conduzir os novos hábitos e ser a primeira da fila, o aspecto mais importante.

iStock

Se tratando de exercícios, os aeróbicos ficam em último lugar, depois da musculação e dos exercícios de alta intensidade.

Aeróbico não emagrece muito

É comum pessoas dedicarem parte de sua disposição para emagrecer fazendo exercícios aeróbios. A má notícia é que esse tipo de atividade não é muito eficaz para a perda de peso.

Ocorre que, de acordo com o professor Paulo Gentil, o exercício aeróbico prolongado, especialmente em pessoas que consomem muitos carboidratos, leva à exaustão do glicogênio muscular e queima dos próprios músculos. Além disso, o metabolismo fica mais lento, passando a economizar e armazenar calorias para compensar as que foram gastas.

HIIT e musculação para emagrecer

Se o foco da dieta é a redução da gordura corporal, Gentil é enfático ao afirmar que as atividades físicas de maiores intensidades, especialmente os treinos intervalados, são as mais eficazes e recomendáveis, pois altera os processos metabólicos de modo a favorecer a queima de gordura e inibe seu acúmulo.

iStock

Alimentação é fundamental

A alimentação é o principal ingrediente para emagrecer, de acordo com Fabiana. A médica e educadora física Silvia Santamaria vai de encontro com essa afirmação ao dizer que é muito difícil emagrecer sem uma dieta adequada, já que é fundamental diminuir a quantidade de calorias ingeridas para que haja um déficit calórico negativo que pode ser queimado com exercício.

https://www.instagram.com/p/Bi4KF8eFo30/?taken-by=nutri_fabianaguimaraes

Exercícios para emagrecer