Nadar proporciona uma sensação inagualável de liberdade e auto-confiança. Transpor a barreira da água e conseguir aprender a ser cada dia um pouco melhor faz da natação um esporte de superação. Se para os adultos já é bom para a saúde, boa forma e auto-estima, não é diferente com as crianças. Os pequenos só têm a ganhar com a oportunidade de se desenvolverem dentro d’água.
A natação é um esporte tradicional, mas muitos pais ainda ficam receosos com a possibilidade de seus filhos entrarem na escolinha ainda bebês. De acordo com o professor de educação física Luiz Antonio Menezes, esse medo não se justifica. A natação é um esporte completo, pois trabalha todos os grupos musculares do corpo, capacita o sistema respiratório, melhora a circulação e ainda aprimora a coordenação. Fora que aprender a nadar é questão de sobrevivência.
Bebês e crianças só têm a ganhar praticando o esporte, que ajuda no desenvolvimento da indepedência infantil, combatem a obesidade que preocupa tantos pais e médicos, além de ser uma segurança para as famílias que freqüentam lugares com piscinas e praias. “Se praticada desde o início da vida, contribui intensamente para a formação de uma rígida estrutura óssea e para uma boa postura”, explica o professor.
Uma outra característica marcante da natação é o fato de auxiliar quem tem problemas respiratórios, como asma e bronquite, a melhor o sistema cardiorespiratório e amenizar as crises. Quem tem alergia também se beneficia do esporte, o que tem feito a procura aumentar, já que com o aumento da poluição no ar, as pessoas alérgicas só tem aumentado de número.
A aula de natação baby dura, em média, 50 minutos, e pode ser praticada por bebês a partir dos seis meses de vida. Algumas academias permitem que a mãe ajude o filho nas atividades e participe com ele das aulas, outras preferem que a criança fique sozinha com o professor a fim de desenvolver ainda mais rápido a confiança dela. Procure em sua cidade algum lugar idôneo e veja os benefícios em seu pequeno.
Onde encontrar:
Acqua Marinho (Rio de Janeiro)
http://www.acquamarinho.com.br/natacao_baby.php
Aquasport (São Paulo)
http://www.aquasport.com.br
ARTIGO RELACIONADO:
Como ajudar seu filho a não bombar na escola