A atriz Débora Nascimento utilizou o Instagram para fazer um apelo para seus seguidores: “Não sigam dietas da moda”.
A atriz, que está emagrecendo ainda mais para dar vida a uma personagem no cinema, afirmou que andava sumida da rede social porque percebeu que alguns fãs estavam interessados em seguir a mesma dieta que ela, mesmo após mostrar algumas vezes como sofria com o restrito plano alimentar.
“A intenção ao mostrar a bendita da dieta era dividir, como uma mulher normal, todo esse sofrimento. Muitas pessoas, principalmente mulheres, infelizmente não escutaram o que eu estava falando, se preocuparam em saber qual dieta eu tinha feito, porque elas queriam também”, afirmou no vídeo.
Dieta super-restritiva
A atriz precisa perder 15 kg para o papel e, por isso, conta com acompanhamento médico para realizar uma dieta bastante restrita. Ela, que tem histórico de anorexia, já havia desabafado na rede social sobre o radicalismo da nova alimentação e a dificuldade em segui-la.
“O que mais me entristeceu foram os pedidos que chegaram por e-mail e Instagram de mulheres que queriam saber da dieta porque não estavam se sentindo bem. Eu me pergunto sobre o ‘não estar se sentindo bem’. Muitas vezes, eu não me senti bem e já paguei muito caro por isso”, disse, fazendo referência ao passado de transtorno alimentar.
“Independente se é saúde, estética ou seguir um padrão, não siga dietinhas da moda ou que você encontra em revista. Não faça isso. Vá e se consulte com um médico”, desabafou no vídeo.
No Stories, Débora afirmou que é a última vez que fala sobre o assunto, porque o foco nunca foi mostrar a perda de peso, mas sim o sofrimento do processo, e finalizou com uma mensagem emponderadora sobre amor ao próprio corpo e busca de uma estética que agrade ao indivíduo, e não aos padrões.
“Vou perpetuar uma coisa que aprendi ao longo dos anos sofrendo com a busca por esses padrão e essa exigência que fazem com a gente: mulheres desse Brasil, homens desse Brasil: ter uma imagem corporal positiva não é acreditar que seu corpo tem boa aparência, é acreditar que seu corpo é bom independente de sua aparência”, aconselhou.
“Não é você pensar que seu é corpo bonito, é saber que seu corpo é muito mais do que bonito. Seu corpo é um instrumento para você usar, e não um ornamento”, completou a atriz.
Sofrimento causado pela dieta
Recentemente, a atriz veio às lágrimas ao falar das consequências físicas que já estava sentindo após somente cinco dias de dieta. Com aparência visivelmente cansada, Débora afirmou estar com ansiedade e dificuldade para dormir devido à restrição alimentar.
https://www.instagram.com/p/BYL7dfMh4X9/
“Hoje é o quinto dia da preparação física do personagem. Eu estou emagrecendo, mas não vou falar quanto eu eu já perdi para não incentivar ninguém a fazer o que estou fazendo”, disse na ocasião.
“Eu achei que eu ia segurar a onda um pouco mais, mas não sei se é TPM, eu não sei… Está f*. Eu estou me expondo para c*. Mas é isso aí, faz parte. Eu estou sendo monitorada por médicos e tal. Estou indo fazer pilates agora, atrasada, porque estou lerda… Não consigo fazer nada sem parar para respirar”, completou, emocionada.
Anorexia na adolescência
O peso desta restrição alimentar para Débora possui relações antigas. A atriz já revelou que sofreu de anorexia quando era mais jovem por buscar alcançar os padrões de beleza impostos pela indústria da moda.
“Disseram que eu precisava emagrecer, pois meu quadril media 91 centímetros, e que assim não estava rolando”, disse Débora, que foi modelo antes de se tornar atriz, em entrevista a Fernanda Souza.
Todo o período foi assustador, conforme os relatos da atriz, e ela só conseguiu se recuperar graças aos tratamentos médicos e psicológicos e ao cuidado da mãe, que carinhosamente Débora caracteriza como ‘guerreira’.
Dietas perigosas
- Riscos da Dieta Dukan que ninguém nunca teve coragem de contar
- Fazer dieta aumenta as chances de engordar, afirma nutricionista
- Contar caloria e comer só proteína são maiores erros da dieta