Além de ser uma delícia, o morango pode ainda ajudar a emagrecer, afastar gripes e resfriados, rejuvenescer a pele e, além de tudo, prevenir contra o câncer. Parece perfeita a união de sabor e saúde, e é! Todos esses benefícios estão realmente ligados à frutinha que é rica em nutrientes poderosos e benéficos para o corpo.
Leia também
Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes
10 melhores alimentos para emagrecer: conheça cada um deles
Frutas calóricas ajudam a emagrecer. Sim! Entenda a razão
Morango emagrece ou engorda?
Acompanhamentos podem tornar o morango calórico. Evite chocolate, leite condensado e outros (Créditos: Thinkstock)
Segundo a nutricionista Jennifer Partika, a fruta tem pouquíssimas calorias – uma unidade de 12 g tem cerca de quatro calorias – e também possui propriedades que ajudam na dieta, controlando a fome e eliminando o inchaço. “É rico em fibras, que regulam o intestino e geram saciedade rapidamente. Por ser rico em água – cerca de 90% da sua composição -, o morango possui ação diurética e um baixo valor calórico”, explica a especialista do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR).
Porém, se o morango engorda ou emagrece, vai depender da forma de consumo do alimento. “Inúmeras são as formas de consumir, mas o perigo mora nos acompanhamentos, tais como: mel, chantilly, creme de leite, açúcar e leite condensado”. Por isso, evite ao máximo inserir algum desses ingredientes na fruta, além do tradicional chocolate.
Benefícios à saúde
Rico em vitamina C, o morango é capaz de fortalecer o sistema imunológico, diminuindo o risco de contrair doenças como gripes e resfriados. Ainda possui uma ótima quantidade de folato, fósforo, magnésio e potássio. Além disso, assim como as outras frutas vermelhas, também é rico em compostos fenólicos, que são poderosos antioxidantes que evitam o envelhecimento.
Tudo isso faz com que a fruta proteja as estruturas celulares, previna danos causados pelos radicais livres e tenha ainda propriedades anticancerígenas e anti-inflamatórias.
Além de consumir o morango in natura, é possível adicioná-lo a sucos ou vitaminas (Créditos: Thinkstock)
Como consumir?
“O importante é que o consumo seja feito dentro de uma dieta balanceada, evitando exageros”, garante a nutricionista. Para que sejam aproveitados todos os nutrientes, o melhor é comer a fruta in natura e, de acordo com Jennifer, uma ótima dica é dar preferência aos morangos orgânicos. “Procure consumir orgânicos! É que o morango é uma das frutas que mais concentram agrotóxicos”, lamenta.
Para inserir o morango na dieta, opte pelo preparo de sucos ou vitaminas, salada de frutas, ou ainda com iogurte e granola no café da manhã. A especialista ensina também a receita de mousse saudável de morango para comer sem culpa.
No vídeo abaixo, veja algumas sugestões para consumir morango.
–>