Mingau de aveia emagrece: saiba consumir e anote receita poderosa

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Mingau de aveia é a mais nova tendência nos cardápios para emagrecer. A receita tradicionalmente feita pelas avós se tornou queridinha das dietas, graças ao seu poder para secar medidas. Mas esse efeito só acontece se o prato for consumido da maneira certa. E mais: é possível turbinar o emagrecimento apostando em ingredientes potentes para o corpo.

Leia também:
Tapioca emagrece? Médica explica e ensina como usá-la para perder peso

Benefícios

Esse poder emagrecedor do mingau vem do seu principal ingrediente. A aveia ajuda a perder peso porque é rica em fibras e garante saciedade, evitando a fome e controlando a compulsão. Além disso, possui minerais importantes como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E e proteínas.

Todos esses nutrientes também transformam a aveia na melhor amiga da saúde, já que melhora o funcionamento do intestino, facilita a digestão, controla a pressão arterial, diminui colesterol ruim e controla quantidade de açúcar no sangue.

ShutterStock

Como consumir

Segundo a nutricionista Dra. Andrezza Botelho, o ideal é consumir um prato de mingau pela manhã ou à noite. Ele deve ser usado como café da manhã ou jantar – e não como ceia, aquela última refeição, depois do jantar, que é geralmente indicada em cardápios para emagrecer.

Para quem faz exercícios, a especialista garante que o mingau pode ser consumido antes ou depois do treino, sempre dependendo do horário que a pessoa faz as atividades. Existem receitas e dicas de mingau específicas para quem malha

“É preciso muito cuidado para não acabar ganhando peso com o mingau. Como ele é muito saboroso e, estando quentinho, acaba apetecendo ao paladar, é muito fácil perder a noção a quantidade. Recomendo um prato raso por dia, três vezes na semana”, explica, ao lembrar que é essencial beber muita água ao longo do dia para que a fibra da aveia não acabe promovendo prisão de ventre.

Receita para emagrecer

Os ingredientes tradicionalmente usados no preparo do mingau são aveia, leite e açúcar. Porém, se a ideia é emagrecer com o preparo, é possível fazer algumas trocas e usar outros alimentos que possam turbinar esse efeito.

O leite integral pode ser substituído pelo desnatado ou por leite de cereais, de amêndoas, de arroz, água de coco ou mesmo água. Já entre os tipos do grão, o farelo de aveia é o mais indicado para emagrecer, já que possui mais fibras do que as versões em flocos, flocos finos ou farinha. E o açúcar deve ser trocado por adoçante de forno ou ágave.

É possível também fazer um mingau com aveia e claras de ovo, deixando a receita rica em proteínas e ainda mais nutritiva.

Junte tudo e misture em fogo baixo até formar o mingau. Para aumentar a queima de calorias, a nutricionista indica salpicar canela em pó no mingau de aveia, que é um termogênico natural capaz de acelerar a perda de peso, ou colocar pedaços de goji berry, uma frutinha pouco calórica que tem ação antioxidante e promove detox no organismo.