O que você já leu ou ouvir por aí e quase não acreditou é verdade: certos alimentos têm um alto efeito termogênico que, literalmente, queima calorias assim que você mastiga. Outros ainda contêm nutrientes e compostos que aceleram o metabolismo. Conheça alguns deles a seguir:
Leia mais:
Como congelar alimento pronto
Alimento orgânico x alimento tradicional: qual é o melhor?
Saiba o que a cor do alimento diz sobre seus benefícios à saúde
Cereais integrais: seu corpo queima duas vezes mais calorias quebrando alimentos integrais (especialmente aqueles ricos em fibras, como aveia e arroz integral) do que alimentos processados.
Carnes magras: proteína tem um alto efeito termogênico. Você queima cerca de 30% das calorias que o alimento contém durante a digestão (assim um peito de frango 300 calorias requer cerca de 90 calorias para eliminá-lo).
Laticínios com baixo teor de gordura: ricos em cálcio e vitamina D, eles ajudam a preservar e aumentar a massa muscular, essencial para a manutenção de um metabolismo robusto.
Chá verde: beber quatro xícaras de chá verde por dia pode ajudar a perder mais de seis quilos em oito semanas. A bebida acelera o metabolismo temporariamente após uma dose. Por isso é sempre válido manter uma jarra de chá gelado por perto.
Lentilhas: uma xícara contém 35% de suas necessidades diárias de ferro. Quando ele está em falta, seu metabolismo atrasa porque o corpo não está recebendo o que ele precisa para funcionar de forma eficiente.
Pimenta: o composto que dá o ardido à pimenta aquece o seu corpo, o que faz com que você derreta calorias extras.