Conhecido como “matador silencioso”, o estresse é a causa direta e indireta de inúmeras doenças e complicações sérias que atingem homens e mulheres de diferentes idades. Quando não são liberadas, as tensões passam a se acumular no corpo e a provocar o chamado estresse crônico, que é ainda mais perigoso para a saúde.
Leia também:
A técnica milenar da meditação se comprovou uma prática muito eficaz no tratamento desta condição. É o que explica a especialista em comportamento humano Roselake Leiros, diretora da empresa CrerSerMais. “Reservar alguns minutos do dia para exercícios de meditação é uma ótima forma de desacelerar a mente e mantê-la saudável”, explica.
A meditação é capaz de proporcionar diversas melhorias, como o aumento do bem-estar físico e mental, a redução do estresse e da ansiedade e o aumento da concentração. A prática também consegue estimular o potencial criativo e a autogestão das emoções, ordenar pensamentos, aumentar o autocontrole e o autoconhecimento e trazer centramento, equilíbrio e paz. Ela ainda é capaz de promover melhoras na imagem pessoal, com o aumento da autoestima. “Os benefícios alcançados são comprovados cientificamente por mais de 200 centros de pesquisas avançadas em todo mundo”, sustenta Roselake.
A especialista ainda garante que 15 minutos diários de meditação equivalem ao descanso obtido em duas horas de sono profundo. “É entrar conscientemente no estado alfa, quando tudo se aquieta dentro de você, e o seu poder de autocontrole e compreensão passa a ser enorme”, completa Roselake.
Confira alguns exercícios simples que ajudam a relaxar corpo e mente: