Os chás são ótimos aliados para quem quer perder peso rápido. Durante muito tempo, um dos mais consumidos para atingir esse objetivo foi o chá verde, que é termogênico que acelera a queima de gordura. Mas ele acaba de ganhar um concorrente à altura e que promete ser ainda mais eficiente: o matchá.
Leia também:
Dieta com chá emagrece: 3 melhores regimes
Chá branco x chá verde: qual o melhor para emagrecer?
Dossiê dos chás indica qual emagrece, relaxa ou cura enfermidades
Sucesso nos Estados Unidos e na Europa, o matchá é extraído da mesma planta que o chá verde, a Camellia Sinensis, mas com um processo de produção diferente, feito de forma artesanal.
Matchá: propriedades emagrecedoras
Matchá possui propriedades que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer (Crédito: Thinkstock)
São essas propriedades do matchá que fazem com que o vegetal produza mais clorofila, aminoácidos e l-teanina, substâncias que ajudam a dissolver a gordura e a eliminá-la rapidamente.
Além disso, segundo o endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, em Petrópolis (RJ), os flavonóides e cafeína encontrados na planta aceleram o metabolismo e, por isso, contribuem para o emagrecimento.
Outro benefício do matchá é que ele ajuda na recuperação muscular e, por isso, é muito indicado para quem pratica atividades físicas regularmente.
Chá para perder peso: como consumir
Ele também pode ser usado em receitas de bolo (Crédito: Thinkstock)
O matchá é um pó verde pode ser utilizado para preparar o tradicional chá, ou como ingrediente de sucos, vitaminas e até mesmo em receitas de bolos integrais. De acordo com a equipe de nutricionistas do W SPA, no Rio de Janeiro, o consumo recomendado é de 15 a 20 gramas por dia.
Onde encontrar?
O matchá para consumo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.