Massagens emagrecedoras

Na busca pela boa forma, qualquer recurso (saudável!) é válido. Essa empreitada não se limita a dietas e exercícios físicos. As massagens emagrecedoras estão com tudo e são sucesso nas clínicas de estética. Cosméticos para reduzir medidas também ganham espaço e conquistam consumidoras ávidas por eliminar gorduras localizadas e celulites.

Massagem modeladora

A massagista Núbia Santos, do Gilberto Cabeleireiros, no Rio de Janeiro, garante que uma das massagens do momento é a modeladora, ótima para eliminar gorduras antigas, difíceis de remover com outros procedimentos. O preço da sessão é R$ 110 cada. Uma outra modalidade é a reflexologia, que trabalha na eliminação de toxinas do sangue. Custa R$ 65 cada vez. O ideal é fazer um tratamento de oito a dez sessões das duas massagens.

Confira nossos vídeos com diferentes estilos de massagens AQUI

A dermatologista Fátima Pazos, da Clínica Pazos, no Rio, explica que as partes mais fáceis de trabalhar em massagens emagrecedoras tradicionais são as pernas, glúteo, barriga e braços. A cosmetóloga e esteticista Sheila Bellotti pondera: “Costumamos dizer que não há áreas simples, mas objetivos a serem alcançados e troca de energia no campo da massagem”, diz ela, completando que, para isso, o profissional deve estar bem preparado e o paciente, relaxado.

Depois de uma sessão, muitas clientes ficam doloridas e apresentam manchas roxas. A dermatologista e nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla, em Campos, no norte do Estado do Rio, explica por que isso acontece: “A massagem modeladora movimenta a pele para soltar as aderências que modificam o contorno corporal”.

Drenagem linfática

Ela é a queridinha entre as massagens e nunca perde a majestade. Cientificamente falando, é um método terapêutico para aumentar a capacidade de condução da linfa pelos vasos linfáticos, favorecendo a distribuição de líquidos intracelulares e modelando o corpo. Teria surgido na Alemanha em 1932.

A definição é de um expert no tema, o doutor em Educação Física, licenciado em Fisioterapia, Albert Leduc – criador do Método Leduc – que dará curso durante o 17º Congresso Científico Internacional de Estética, em São Paulo, de 6 a 9 de agosto. Segundo o especialista francês, a massagem ajuda na diminuição de edemas, atenua as celulites, aumenta a diurese e melhora o funcionamento do intestino. Além disso, diminui a dor e edemas pós-operatórios, equimoses e hematomas na pós-lipoaspiração.

A drenagem linfática deve ser realizada com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. “Ela drena o líquido acumulado em determinadas regiões, melhorando a circulação e a oxigenação do tecido, seja ele do abdome, coxa, glúteos etc”, explica Leduc.

Quer relaxar? Veja AQUI como aproveitar os banhos terapêuticos

Seu método lança mão de cinco movimentos que, combinados entre si, formam um eficiente sistema de massagem: drenagem de linfonodos, círculo com os dedos, círculo com o polegar, movimentos combinados (polegar e dedos), pressão em bracelete. A técnica, que chegou ao país em 1969, consiste em uma massagem muito suave, com o aumento da circulação linfática sem deixar traumas. “Há muitos profissionais fazendo drenagem linfática de modo errado no Brasil”, alerta Leduc.

Na Onodera Estética, que tem filiais em oito estados, incluindo RJ e SP, a drenagem linfática é tão importante que foram criadas várias modalidades. A Onolinfática para Gestantes, por exemplo, ajuda a reduzir a retenção de líquido e diminui os inchaços típicos da gravidez.

Veja AQUI as massagens que estão em alta nas clínicas

A Pós-Operatória é feita com manobras de deslizamentos e bombeamento no sentido dos vasos linfáticos, amenizando inchaços, estimulando a circulação, nutrindo e oxigenando os tecidos. A Onolinfática Vibratória, por sua vez, combina os movimentos manuais com um aparelho de vibração. Cada uma delas tem sessões de 50 minutos de duração (preços sob consulta).

Leia mais:

Massagens em casa – Veja aqui como fazer!

Dicas – Confira produtos indicados por especialistas