http://www.instagram.com/p/BP7eWSujdFw/
A eletroestimulação é uma novidade que visa potencializar o treino convencional ao provocar contrações musculares involuntárias, atingindo de forma mais profunda e precisa as fibras musculares.
http://www.instagram.com/p/BM2F6r4h7fw/
O estímulo é dado por uma roupa especial usada durante o exercício. Famosas como Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank e Claudia Raia já aderiram à prática.
“Com a roupa especial, 90% da musculatura é treinada e 20 minutos equivalem a até duas horas de musculação”, explica Ícaro Pereira, co-fundador da Impulse, estúdio de eletroestimulação frequentado por Marquezine.
Eletroestimulação: como funciona?
A roupa de treino usada por Bruna consiste em um macacão de lycra e um colete com eletrodos acoplados da MIHA Bodytec. Segundo a fabricante, ele trabalha até 300 músculos por sessão.
Ao todo são 10 eletrodos umedecidos para a passagem de corrente elétrica (responsável pelas contrações musculares) que são colocados nas pernas, nos braços, nos glúteos e no abdômen.
A intensidade da corrente elétrica é controlada por meio de uma torre de comando do equipamento e pode variar de acordo com o grupo muscular.
http://www.instagram.com/p/BP-2qJ4gGLc/
Já o colete testado por Raia recebeu o nome de XBody e promete trabalhar 350 músculos equeimar de 250 a 300 calorias por sessão de 20 minutos, equivalendo a até três horas de musculação.
“É recomendável o uso de no máximo três vezes por semana”, comenta Rodrigo Sangion, personal trainer e proprietário da academia Les Cinq Gym, frequentada por Claudia Raia.
Por que não pode usar todo dia?
Segundo Ícaro Pereira, o ideal é que a pessoa descanse de um a dois dias depois de utilizar o equipamento, já que se trata de uma estimulação mais intensa do que a provocada pela musculação.
Nos outros dias da semana, o ideal é que o praticante continue se exercitando normalmente sem os eletrodos.
“O treino sempre é de alta intensidade e, ao potencializar o exercício, é como se cada músculo estivesse trabalhando muito mais para realizar os exercícios”, comenta.
Como é o treino?
http://www.instagram.com/p/BQvwDYyBm75/
Com a roupa especial, os praticantes não podem fazer musculação com peso. Por isso, ela é usada durante treinos funcionais, HIIT e até boxe.
O equipamento ainda consegue atuar em uma musculatura mais profunda que não é possível de ser alcançada em um treino convencional.
“Quando o aluno contrai a musculatura para praticar o exercício, o esforço é potencializado pelo estímulo proporcionado pelo aparelho, melhorando sua qualidade e eficácia”, comenta Pereira.
Benefícios da prática
http://www.instagram.com/p/BPOA5IpDAYL/
O equipamento usado por Marquezine, Giovanna Ewbank e Cris Vianna conta com diferentes programas de treino, o que permite uma frequência de impulso diferente de acordo com o objetivo da pessoa, que pode ser fortalecimento muscular, hipertrofia, aceleração do metabolismo, aumento do tônus muscular e até redução da celulite devido à melhora na circulação.
Já o Xbody, segundo Sangion, também pode ser usado durante a execução de exercícios de alinhamento corporal e, com isso, contribui para a correção postural.
Os equipamentos também são vantajosos para idosos e pessoas lesionadas, pois não oferecem impacto.
Além destes benefícios, a otimização do tempo de treino é a grande vantagem da modalidade.
Contraindicações
http://www.instagram.com/p/BPqfQXug65g/
De acordo com Pereira, o equipamento nunca deve ser usado por mais de 20 minutos.
Grávidas, diabéticos, pessoas com marca-passo, alergia ou feridas na pele, distúrbios neurológicos e arterosclerose em estágio avançado não devem usar esta estimulação.
Tratamentos corporais inovadores
- Estimulação russa e pressoterapia: segredos da boa forma de Marina Ruy
- Depois do sugador, tratamento com choque promete glúteos perfeitos
- Tratamento assustador postado por famosa funciona ou machuca?