Quem costuma navegar pela internet já deve ter notado a febre dos potes de conserva: simpáticos, depois de limpos transformam-se em utensílios originais para servir sucos e alimentos.
Leia também
7 receitas de saladas light
Como montar uma salada detox
Receita de salada ao pesto e atum
Saladas em potes de conserva
Os recipientes de vidro são ideais para o armazenamento de alimentos, já que o material pode ser facilmente higienizado e não acumula odores de outras refeições. Por isso, são boas opções na hora de acondicionar marmitas saudáveis, como saladas práticas e saborosas.
Ingredientes para a salada
Para montar uma salada que valha por um prato completo, é preciso adicionar fontes de cada um dos nutrientes necessários ao corpo. Além das folhas e legumes, também é indicado acrescentar, por exemplo, frango desfiado ou quinoa, que são bons fornecedores de proteínas. Batata doce ou grão-de-bico ocupam o lugar dos carboidratos; e as folhas verdes e legumes garantem as vitaminas.
Montagem
A ideia da salada no pote de conserva é que, ao virar o recipiente em um prato, a refeição já esteja montada. Por isso, comece colocando o molho, em seguida a carne, depois os grãos ou verduras cozidas e, como última camada, as folhas – que são ingredientes mais leves.
Onde armazenar
Assim como qualquer marmita, a conserva deve ser bem fechada com a própria tampa e mantida sob refrigeração.