O recesso da academia, os infinitos brindes de confraternização e o excesso de guloseimas nas festas de fim de ano são um terror para a balança. Mas, não use esses argumentos como desculpa para ganhar alguns quilinhos de presente. Algumas atividades, que você pode fazer em casa mesmo, podem ser o suficiente para manter o ritmo conseguido nos últimos meses de malhação na academia, sabia?
Jomar Souza, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE, garante que sempre há uma alternativa para não ficar parada. Ele recomenda a prática de exercícios que não dependam dos equipamentos da academia.
Trocar a esteira por uma boa caminhada ou corrida no parque, as aulas de spinner bike por uma longa pedalada numa ciclovia e a musculação por exercícios de agachamento, apoio ao solo e abdominais são algumas propostas. O especialista diz que atividades como estas são o suficiente para manter o ganho obtido durante o ano na academia. “Porém, isso exige disciplina e predisposição para sair da frente da TV ou do computador!”, alerta o especialista.
Abandonar completamente as atividades físicas, mesmo que por pouco tempo, pode ser muito ruim para o seu condicionamento. Dr. Souza diz que estudos mostram que em uma semana sem atividade física pode haver uma perda de 10% a 20% do condicionamento físico. “Felizmente isso não evolui na mesma velocidade com o passar do tempo, ou seja, você não vai perder 40% do seu condicionamento se ficar duas semanas sem se exercitar”, esclarece o especialista.
É bom saber que quem pratica alguma atividade física durante todo o ano tem mais facilidade em recuperar a forma. “O importante é que, mantendo a regularidade dos exercícios ao longo do ano a recuperação após os períodos de Natal e Réveillon se dá de forma mais acelerada”, afirma Souza.
E para depois das festas quanto tudo volta ao normal, fica a dica do especialista para retomar os treinos no início do ano: comece de um patamar um pouco mais baixo do que do última dia de exercícios: “Esta redução de intensidade e carga nos exercícios é essencial para uma boa readaptação”, aconselha.
LEIA TAMBÉM:
Da academia para a rua – A empresária Simone Madrid, 49 anos, conta a sua história de amor pelas corridas
Exagerou na ceia? – Confira nove dicas para evitar o mal-estar provocado pelos excessos