Os praticantes de corrida devem estar sempre atentos a possíveis sinais do corpo em decorrência de lesões durante a atividade física. Veja algumas das mais comuns e quais são os sintomas:
Inflamação na canela
Com o nome popular de “canelite”, a síndrome da tensão tibial medial é comum em pessoas que praticam corrida, mas ainda não se adaptaram ao exercício ou exageram na dose.
Tendinite patelar
Uma dor no joelho, que persiste durante os treinos e começa a evoluir para um quadro crônico pode ser diagnosticada como tendinite patelar. Geralmente, o problema é causado por exagero nas atividades físicas ou falta de alongamento.
Fadiga muscular
Já estava treinando e sentiu uma fisgada? Ou teve a impressão negativa de um endurecimento instantâneo do músculo? Esses podem ser dois dos sinais da fadiga muscular; causada por exercícios intensos ou repetitivos.
Fascite plantar
Estava praticando um exercício e sentiu a planta do pé fisgar? Pode ser um aviso de fascite plantar. Ela acontece, pois a região tem uma curvatura natural que, quando não acomodada adequadamente ao sono, sobrecarrega sua estrutura e causa dor.
Dor no quadril
Sentir fisgada o quadril pode ser um problema comum aos praticantes de exercícios físicos. Isso acontece devido à sobrecarga nas articulações do próprio quadril, joelhos e tornozelos, após a intensificação ou aumento abrupto das cargas de treino.
Leia também
Lesão por esforço repetitivo: sintomas e tratamento
As 3 lesões mais comuns na academia: sintomas e tratamento
Exageros nas atividades podem causar tendinite crônica e lesões