Lei da compensação na dieta funciona? Saiba usá-la a seu favor

Exagerar na comida é normal e todo mundo já passou por isso. Mas, para ter sucesso na dieta é preciso manter o equilíbrio e não deixar que essas extrapoladas se tornem rotina. Comeu muito? Calma, nem sempre a dieta estará perdida. A nutricionista Alessandra Godoy ensina qual a melhor forma de compensar os estragos esporádicos da alimentação.

Leia também:
Ex-BBB enxuga 21kg com neopilates e Dieta da Compensação
Torta integral de frango: receita sem ovo e sem lactose
Karina Bacchi ensina abdominal exterminadora de gordura lateral da barriga

Lei da compensação para emagrecer 

De fato, não é uma prática indicada por especialistas para emagrecer, mas pode ajudar. Compensar refeições é uma tática válida tanto para perda de peso quanto para manter, mas só funciona se aplicada em momentos específicos, explica Alessandra. Equilibrar refeições após a comilança não vai surtir efeito se os deslizes na alimentação se tornarem frequentes. “Se tiver um aniversário ou evento na quinta-feira, por exemplo, o ideal é que a pessoa faça refeições equilibradas durante toda a semana, incluindo o final de semana, para pode comer mais no dia do evento”, afirma. Ainda diz que o segredo é dosar e selecionar quais alimentos servidos na festa você mais gosta. Aquela velha prática de comer salada é sempre uma boa opção para começar e evitar aquela vontade louca de comer em grande quantidade.

Para a especialista em nutrição, além de promover certas armadilhas, a lei da compensação não é uma dieta que podemos manter de forma saudável. Na maioria das vezes, os alimentos ingeridos no “dia do lixo” ou nas “escapadas” da dieta, não têm os nutrientes necessários para o organismo.

Exagerei no café da manhã: o que devo fazer? 

Se já começou o dia exagerando no café da manhã, a dica é balancear o restante do dia. Dependendo dos alimentos ingeridos, uma opção seria diminuir o carboidrato no almoço  (ou outra refeição). Essa compensação pode se ajustar de acordo com a rotina da pessoa, mas o ideal é não deixar que compensações drásticas se tornem hábito. Pular refeição porque exagerou na anterior não emagrece, garante Alessandra.

Posso beber no final de semana e compensar durante a semana?

Bebidas alcoólicas também atrapalham o emagrecimento e não combinam com dieta. Exagerar na dose aos finais de semana pode ser um grande problema, alerta a nutricionista. Mas tudo depende da quantidade de atividade física praticada. Meia hora de corrida na esteira gasta, em média, duas latinhas de cerveja, avisa. Portanto, para a bebida não atrapalhar a dieta, é necessário que pessoa tenha uma rotina intensa de atividades físicas. Caso contrário, tudo o que foi gasto durante a semana, pode ser consumido em bebidas durante o final de semana. A lei da compensação, neste caso, não adiantará em nada.