Kiwi amarelo é mais macio, mais doce e menos calórico do que o verde

O kiwi gold ou kiwi amarelo, de polpa amarela e suculenta, mas mais tenra, tem o formato e aspecto diferente do kiwi verde. É mais redondinho quase como um figo e possui casca mais lisa, o que o torna facilmente reconhecível mesmo sem estar aberto. De acordo com o  blog da nutricionista funcional Fernanda Scheer, o kiwi amarelo é originário da Nova Zelândia e passou a ser produzido nos anos 90, depois da mistura de algumas sementes selecionadas.

Benefícios do kiwi gold

Fonte de vitaminas

Assim como o kiwi verde, o amarelo é uma fruta recheada de vitamina C. A diferença característica é que a variedade gold é mais doce, menos calórica e contém o dobro da vitamina C, oferecendo até 180 miligramas de vitamina por 100 gramas. Além da C, o kiwi também é rico nos tipos A e E, que reduzem as chances de doenças no coração e melhoram o sistema imunológico.

istock

A vitamina A é boa para a visão, o crescimento e o desenvolvimento celular. Já a vitamina E é um antioxidante que previne a difusão de radicais livres, tem capacidade antioxidante e anti-inflamatória, produz efeitos anti-cancerígenos, melhora o sistema imunológico e aumenta a imunidade do corpo.

Profusão de antioxidantes

Tanto o kiwi do tipo dourado quanto o verde superam várias outras frutas quando se trata de antioxidantes, principalmente polifenois. Isso lhes confere a capacidade de prevenir o desenvolvimento de doenças causadas pelo estresse oxidativo, não apenas o envelhecimento precoce da pele, mas também a arteriosclerose, que é o endurecimento ou espessamento das paredes das artérias.

istock

Controla o colesterol

Além disso, o kiwi é pouco calórico e pobre em colesterol. Outro grande benefício é o seu alto conteúdo de fibras, capaz de diminuir os níveis de colesterol ruim, melhorar as condições dos pacientes com problemas cardiovasculares e reduzir as probabilidades de ataques cardíacos.

A fruta ainda fornece outros nutrientes essenciais para o corpo, como o fosfato, magnésio, cobre, além de ferro e potássio, que são essenciais para o controle da tensão arterial e podem aumentar as defesas do organismo.

Kiwi: benefícios