Tão famosa quanto polêmica, a dieta do jejum intermitente, que consiste em fazer apenas uma refeição a cada 12 horas, ficou conhecida ao ser adotada por celebridades e prometer perda de até 1,5kg por semana.
De acordo com críticos do plano alimentar, no entanto, passar muitas horas sem comer prejudica o funcionamento do organismo, traz prejuízos para a saúde e ainda promove efeito sanfona, pois seus adeptos raramente conseguem seguir a rotina por muito tempo.
Jejum intermitente faz mal para a saúde?
Cansaço extremo, dores de cabeça, confusão mental e irritabilidade são normalmente os primeiros sintomas relatados por especialistas como resultado de passar muitas horas de estômago vazio.
Além disso, permanecer longos períodos sem se alimentar normalmente aumenta o desejo por comidas ricas em carboidratos refinados e gordura, fazendo que qualquer deslize comprometa de forma significativa a dieta e a saúde.
Fazer apenas uma refeição ao dia invariavelmente reduz a ingestão de nutrientes importantes para o corpo resultando, a longo prazo, em complicações de saúde física e mental. Ainda de acordo com especialistas, o jejum intermitente pode atrapalhar também o desempenho dos exercícios físicos, o sono e até mesmo a vida social, já que a pessoa normalmente passará a evitar encontros e reuniões com amigos e familiares à mesa.
Como emagrecer com saúde
- Comer chocolate no café da manhã é bom para a dieta e ajuda a emagrecer
- Dieta das frutas para emagrecer: veja como fazer e se funciona mesmo
- 5 alimentos que são considerados vilões da dieta injustamente