Ingerir alimentos ‘fit’ faz pessoas comerem mais e se exercitarem menos, diz estudo

Pessoas que estão de dieta ou preocupadas em manter o peso e, para isso, apostam em alimentos ditos “fitness” ou saudáveis podem estar sabotando o próprio objetivo.

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De acordo com um estudo publicado no Journal of Marketing Research, produtos cujas embalagens remetem à dieta, exercício e qualidade de vida encorajam o consumidor a ingeri-los em maior quantidade e ainda exercitar-se menos, o que pode acabar sabotando seus esforços para perder ou controlar o peso.

“A menos que a comida em questão fosse proibida na dieta, anunciar um produto como ‘fit’ aumentou o consumo por parte daqueles que estavam tentando controlar o peso”, afirmaram os autores do estudo Joerg Koenigstorfer, da Technische Universität München, e Hans Baumgartner, da Pennsylvania State University. “Para piorar, essas pessoas ainda reduziram a atividade física, aparentemente vendo a comida ‘fit’ como uma substituta ao exercício”, complementaram.

O estudo

Foram analisadas pessoas com dietas restritas – aquelas que são cronicamente preocupadas com o peso corporal. Os participantes receberam pacotinhos de mix de nuts (compostos por castanhas e frutas secas), sendo que metade estava rotulada apenas como “Trail Mix” (nome comum deste produto em inglês) e a outra metade, como “Fitness”. Para fazer a embalagem “Fitness” parecer ainda mais saudável, foi colocada uma imagem de tênis de corrida no rótulo.

Os dois grupos foram orientados a fingir que estavam em casa comendo o lanche da tarde e tiveram oito minutos para provar e avaliar o produto. Em outra fase do estudo, foi dada a eles a opção de se exercitarem tão vigorosamente quanto desejassem em uma bicicleta ergométrica após consumirem o lanche.

Resultados

Para aqueles que estavam especificamente tentando controlar o peso, o efeito do rótulo foi significante, fazendo com que comessem muito mais do pacote marcado como “Fitness”. Essas mesmas pessoas também escolheram gastar menos energia durante a fase do exercício.

“É importante que mais ênfase seja colocada no monitoramento das sugestões fitness no marketing. Por exemplo, uma marca poderia oferecer vouchers para academia ou dicas de exercícios ao invés de apenas insinuar que o produto é fitness através do rótulo ou de uma imagem. Lembrar o consumidor de que fazer exercício ainda é necessário pode ajudar a neutralizar o efeito negativo dessas comidas com embalagem fitness”, concluíram os autores.