Rica em álcool e carboidratos, mas pobre em quase todos os outros nutrientes, a cerveja é uma das bebidas mais calóricas e uma das principais responsáveis pelo acúmulo de gordura visceral que resulta na famosa “barriga de chope”, mais redonda e dura.
“Pança de chope” aumenta riscos de mortalidade
Estudos já comprovaram que existe uma relação entre o consumo excessivo de álcool e o aumento de gordura abdominal e que a adiposidade armazenada na região da barriga é considerada a mais perigosa para a saúde. E de acordo com uma pesquisa norte-americana, ela pode até dobrar os riscos de mortalidade entre homens.
Segundo o trabalho científico, feito com mais de 15 mil adultos durante quase 20 anos, homens com “barriga de chope” têm o dobro de chances de morrer precocemente do que aqueles que são obesos ou apresentam somente gordura subcutânea. Entre as mulheres, o risco de mortalidade é 32% maior.

Além de estar diretamente ligada ao aumento de volume na barriga, a cerveja ainda resulta em um ganho total de peso corporal.
O fator é mais comum entre os homens porque, basicamente, eles bebem mais do que as mulheres, e porque o álcool tem maior impacto sobre a testosterona, principal hormônio masculino, que tem seus níveis reduzidos, promovendo assim o ganho de peso.
Dieta e alimentação saudável
- Como emagrecer com a dieta mediterrânea: principais segredos
- As 10 regras para manter uma alimentação mais saudável sem sofrer
- 5 comidas que você deve evitar antes de dormir se quer perder peso