Maiara, da dupla sertaneja Maiara & Maraísa, que recentemente conseguiu eliminar mais de 20 kg com cirurgia bariátrica e reeducação alimentar, comentou um dos hábitos que tinha antes da mudança alimentar: comer no meio da madrugada.
De tão estressada e ansiosa, a cantora revelou que não conseguia dormir direito e procurava na comida consolo. “Eu comia compulsivamente. Às vezes, eu acordava no meio da noite e ia comer um lanche. Estava no limite da loucura”, revelou Maiara no programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo.
Ganho de peso de Maiara
Desde que a dupla feminina ganhou a simpatia dos brasileiros, as duas irmãs não sabem mais o que é rotina, o que interfere diretamente no peso.
Além da ansiedade e do estresse, que libera um hormônio que nos faz sentir mais fome, outro fator também foi responsável pelo ganho de peso da cantora: a falta de sono.
https://www.instagram.com/p/Bg1P1V6Hrwq/
Tendo a grande maioria dos shows no horário noturno, a dupla ficou com o relógio biológico atrapalhado e ainda passou a sofrer com estresse. No caso de Maiara, isso se tornou um problema até mesmo nas noites que estava de folga em casa.
“Uma coisa que eu ouvia muito a Maiara falar era: ‘Ou eu durmo ou eu como. Sem os dois não dá para ficar, não’”, brincou a irmã, Maraísa.
Em outra ocasião, Maiara já tinha revelado que engordou graças ao estado constante de preocupação. “Você faz dieta, mas parece que não emagrece, porque a cabeça está na adrenalina e fica mandando sinais ao corpo toda hora de que você está em perigo. Aí, não consegue emagrecer”, disse.
https://www.instagram.com/p/BgVg7udBjxb/
Fome noturna e estresse
Para a nutricionista funcional Flávia Cyfer, acordar no meio da noite pode indicar que o estresse está alto no organismo e que o corpo está produzindo muito cortisol. O hábito, além de acarretar todos os prejuízos da privação de sono, também contribui diretamente para o ganho de peso, por diversas razões.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Bristol, a falta de sono provoca elevação dos níveis de grelina, o hormônio da fome, e redução da leptina, que dá o aviso de que o corpo está satisfeito. Isso resultaria em um índice de massa corporal (IMC) aumentado.
Outras causas da fome noturna podem estar relacionadas com o fato de o indivíduo comer pouco durante o dia ou sem horários estabelecidos, fazendo com que o corpo exija mais alimentos no período noturno.
O ideal é sempre realizar a última refeição com um intervalo de, aproximadamente, 1h30 antes de dormir.

Por que comer no meio da noite engorda?
A nutricionista Bruna Benedetti explica que aquilo que ingerimos à noite não é metabolizado da melhor forma pelo corpo e, por isso, tende a ser estocado como gordura.
“À noite, não fazemos nenhuma atividade, e as calorias consumidas não serão gastas. O que comemos de madrugada, quando acordamos e voltamos a dormir logo em seguida, não é queimado e caba sendo armazenado na forma de gordura no nosso corpo”, diz.
Outra questão é o tipo de alimento consumido, que geralmente é algo mais calórico – no caso de Maiara, lanches.
“Normalmente, o que a gente tende a buscar de noite são doces, torradas, biscoitos – alimentos ricos em carboidratos e com calorias vazias. Acaba sendo prejudicial para a saúde porque esse alimento vai fazer a pessoa ter um ganho de peso, e, com isso, as chances de desenvolver problemas com pressão arterial e diabetes são maiores”, alerta.
Controle da ansiedade:
- Depressão ansiosa une tristeza e preocupação e causa mais 22 sintomas
- Garota mostra verdadeiramente como é viver com ansiedade
- Ansiedade não é só uma emoção, mas sim uma doença: saiba identificar