Hábito pouco falado é o que te fará emagrecer definitivamente e com saúde

Quem há tempos faz dieta ou mesmo começou agora a se interessar pelo tema certamente já ouviu falar nas “proibições” e da suposta necessidade de eliminar os carboidratos do cardápio se quiser emagrecer de verdade.

O que nem todo mundo sabe, porém, é que existem dois tipos de carboidratos, os de alto índice glicêmico que, de fato, devem ser evitados, e os de baixo índice glicêmico, que são essenciais para perder peso definitivamente sem comprometer a saúde.

O que é índice glicêmico

Inicialmente definido para ajudar pessoas com diabetes a controlar os níveis de glicose no sangue, o índice glicêmico dos alimentos sinaliza a velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo.

Comidas com baixo índice glicêmico são absorvidos lentamente e mantêm glicose e insulina estáveis na corrente sanguínea, enquanto os de alto índice glicêmico são rapidamente absorvidos, provocando picos de glicose e insulina.

Controlar o índice glicêmico ajuda a emagrecer

Shutterstock

Os picos de glicose e insulina provocados pelo consumo de alimentos de alto índice glicêmico são os responsáveis por promover o desejo súbito e praticamente incontrolável de comer, especialmente comidas doces e calóricas. Entre seus efeitos negativos ainda estão o acúmulo de gordura abdominal e o surgimento de acne e celulite.

Manter a glicemia estável com os “carboidratos do bem”, de baixo índice glicêmico, é essencial para a perda regular e definitiva de peso. Além disso, alimentos deste grupo são ricos em fibras, que trazem saciedade e diminuem a fome fora de hora.

Como controlar o índice glicêmico e perder peso

Montar um cardápio que minimiza o consumo de carboidratos refinados, dando espaço para os carboidratos integrais, é o hábito que vai contribuir para o emagrecimento eficaz. O índice glicêmico dos alimentos varia de 0 a 100, de acordo com quanto eles elevam a glicose no sangue.

Conheça as quantidades e saiba em quais alimentos apostar e quais devem ser evitados:

  • Alimentos com alto índice glicêmico (70 ou mais): arroz branco, pão branco, tapioca, batata, biscoitos e bebidas doces.
  • Alimentos com índice glicêmico médio (56-69): banana, uvas, macarrão, uva-passa e milho.
  • Alimentos com baixo índice glicêmico (até 55): amendoim, batata-doce, aveia, ervilha, cenoura, feijão e a maioria das frutas.
Shutterstock

Dicas para chapar a barriga: 6 maneiras de definir a barriga sem abdominais