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Há uma regra crucial para conseguir comer tudo o que se tem vontade sem engordar

Publicado 6 Jun 2018 – 06:00 AM EDT | Atualizado 6 Jun 2018 – 06:00 AM EDT
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Passar fome e abandonar completamente o consumo de seus alimentos preferidos não são medidas consideradas adequadas para perder e manter o peso. Além de não ser um hábito sustentável a longo prazo, a atitude pode provocar grande ansiedade e estresse que, definitivamente, vão comprometer a dieta e o bem-estar emocional.

Como comer de tudo sem engordar

Mas o que fazer para comer tudo o que se tem vontade sem engordar? Uma regra simples pode ser crucial para evitar que a dieta se transforme em algo monótono e até mesmo triste. O “segredo” seria combinar um alimento tentador (normalmente calórico) com algo saudável.

Quando você combina uma opção saudável com uma “gordice”, consegue estabelecer o equilíbrio em uma refeição prazerosa com menos chances de cometer exageros, pois a alternativa mais leve pode ajudar na saciedade, especialmente se for rica em fibras.

Uma pequena porção de carboidrato simples, por exemplo, com uma proteína magra, uma gordura boa ou legumes e vegetais pode se transformar em um prato que não prejudica a dieta e não compromete o bem-estar e o prazer de ingerir algo que se tem vontade.

Combinações que não comprometem a dieta

A ideia é nunca restringir determinado alimento ao ponto que ele se transforme em algo “proibido”, o que aumenta ainda mais a vontade, a fissura e a necessidade de comer sempre mais, detonando assim a dieta. Confira exemplos de combinações que podem fazer parte do cardápio para perder peso sem passar vontades:

  • Melão coberto com chocolate amargo
  • Hambúrguer de patinho com porção de salada
  • Bife à parmegiana com legumes preparados no vapor
  • Salada de frutas polvilhadas com biscoito
  • Pedaço de pizza coberto de vegetais

É preciso ter em mente, no entanto, que algumas guloseimas são melhores do que outras. O ideal é que mesmo a “gordice” seja algo mais próximo de uma comida de verdade, ou seja, que a opção seja a mais natural e minimamente processada e industrializada possível.

Além disso, é importante lembrar que as guloseimas não devem nunca ser as principais fontes de calorias ou combustível na dieta. O chocolate, o biscoito, a porção de fritura, por exemplo, devem estar presentes no cardápio apenas como complemento, “algo extra” da refeição, e não como protagonista de um prato.

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