Se além de proteger o corpo contra doenças, o exercício também deve ser fator fundamental para emagrecer, saiba que existe um tipo específico de atividade que queima calorias e ainda inibe sua fome durante dias após os esforços.
Exercício intenso ajuda a diminuir a fome
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Loughborough, na Inglaterra, realizar entre 30 e 45 minutos de exercício intenso (com a frequência cardíaca em torno de 75% do seu máximo) promove efeitos sobre a grelina, o hormônio da fome, diminuindo o apetite mesmo muito depois do fim da atividade.
Segundo os pesquisadores, exercícios de alta intensidade fazem com que o sangue seja distribuído longe do estômago e do intestino devido à necessidade de maior circulação para os músculos, o que pode ser um fator envolvido na supressão do apetite. E o efeito dura várias horas – e até dias – depois do treino.
O trabalho científico ainda aponta que se exercitar por períodos mais longos nem sempre resulta em uma maior diminuição da fome. Portanto, o tempo médio de 30 a 45 minutos de corrida, por exemplo, é mais eficiente do que 60 a 90 minutos de caminhada.
Isso porque o gasto de energia pode até ser maior, mas o apetite vai acompanhar o processo e também aparecer de forma mais intensa. O exercício de alta intensidade ainda promove efeito de “pós-combustão”, em que o corpo continua a queimar calorias em uma taxa mais rápida, mesmo quando você não está mais em ação.
Exercícios para emagrecer e definir o corpo
- Treino de abdominal para definir: 3 exercícios simples para fazer em casa
- Você faz exercícios para emagrecer? Então evite cometer esses 3 erros
- 5 exercícios para eliminar o excesso de gordurinhas nas costas: aprenda