Você já parou para pensar que os carboidratos de baixo índice glicêmico atrasam a chegada de energia rápida ao músculo, tão necessária para repor a fibra muscular perdida durante um treino pesado? Diferentemente dos carboidratos com alto índice glicêmico, que são essenciais para o metabolismo mais rápido e que fornecem combustível imediato aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. É exatamente por agirem de maneiras distintas que os dois grupos alimentares devem ser ingeridos em diferentes momentos. Entenda melhor a seguir.
O que comer? Depende do horário
Pense bem: os carboidratos de baixo índice glicêmico (como a batata doce, aveia e outros grãos integrais) têm digestão e absorção mais lentas, chegando aos poucos na corrente sanguínea, mantendo baixo os níveis de insulina e fornecendo energia aos poucos. Um de seus maiores benefícios é que eles geralmente não são armazenados em forma de gordura, já que o metabolismo vai, aos poucos, usando a energia liberada.
Quando utilizados nos momentos adequados, este tipo de carboidrato podem trazer muitos benefícios para a prática esportiva, como mais energia para o treino, melhor recuperação muscular e menos acúmulo de gordura localizada.
Assim, você deve priorizar as refeições com carboidratos de baixo índice glicêmico antes da atividade física, pois eles controlam o aumento da insulina durante todo o treino e aumentam a queima de gordura.

Por que evitar carboidratos complexos após o treino?
Mas, depois dos treinos a regra muda. Os carboidratos de alto índice glicêmico (como massas e pães brancos) têm rápida digestão e absorção, chegando rapidamente à corrente sanguínea. Isso eleva os níveis de glicose, aumentando a secreção e os picos de insulina no sangue.
Por isso, todos os carboidratos de alto índice glicêmico são imprescindíveis após a prática de exercícios físicos. Se você deixar de repor ou privilegiar alimentos de baixo IG não oferecendo energia para os músculos imediatamente após o treino, fará com que seu corpo utilize as proteínas musculares como fonte de energia, anulando todo o seu esforço que teve para hipertrofiá-las.
É importante, no entanto, priorizar pelos alimentos saudáveis, como os vegetais, que além do carboidrato fornecem fibras.
Conselhos nutricionais
- Guia definitivo para emagrecer com comidas “superpoderosas”
- 5 erros de nutrição que te sabotam constantemente
- 5 segredos de nutricionistas que eles nem sempre querem contar