Há 3 tipos de metabolismo. Descubra qual é o seu antes de começar qualquer dieta

Você provavelmente já conhece a recomendação médica de nunca seguir uma dieta sem orientação de especialista e percebeu na prática que o regime que fez uma amiga secar não trouxe resultados significativos para você. Uma das razões é a diferença de metabolismos.

De acordo com o médico e escritor Dr. Wilson Rondó, existem 3 tipos de metabolismo e descobrir qual é o seu é fundamental para adotar um plano alimentar eficiente para a perda de peso. Saiba quais são as categorias, segundo o profissional, registradas em seu livro “Emagreça e apareça – Descubra seu tipo metabólico”:

Melhor dieta para cada tipo de metabolismo

ShutterStock

Metabolismo tipo proteína: a pessoa com esse tipo de metabolismo não consegue emagrecer com dietas pouco calóricas e, muitas vezes, encara a comida como uma forma de conforto emocional. O apetite normalmente é voltado para alimentos salgados e ricos em gordura.

Quem possui metabolismo tipo proteína deve investir em uma alimentação composta por carne vermelha, frango, peixes, iogurte, oleaginosas, ovos e leite e deve evitar arroz branco, derivados do trigo, batata, sucos e frutas cítricas.

ShutterStock

Metabolismo tipo carboidrato: é o tipo de metabolismo comum entre pessoas que sentem pouca fome ou preferem fazer lanchinhos entre as refeições. Existe uma dificuldade em perder e manter o peso por ter metabolismo lento.

Os alimentos mais indicados são peito de frango, atum, leite de soja, iogurte desnatado, banana, azeite e frutas cítricas. As opções que devem ser evitadas ou consumidas com moderação são carne vermelha, feijão, aveia, lentilha, brócolis, abacate, entre outros.

ShutterStock

Metabolismo tipo misto: pessoas com esse tipo de metabolismo normalmente dão preferência a alimentos doces e ricos em carboidratos. Apesar disso, têm mais facilidade em controlar o peso por ter apetite variável.

Os alimentos liberados são os mesmos listados para os outros dois tipos de metabolismo, e a moderação deve ser com o excesso de arroz, sucos vegetais, cafeína, mel e opções ricas em glúten, que tendem a dificultar a digestão.

Como perder peso com saúde