Guia do que comer no trabalho para secar mesmo sem ter tempo: de manhã até a tarde

por | abr 2, 2019 | Alimentação

Começar uma dieta ou um processo de reeducação alimentar é também dar início a uma nova relação com os alimentos, o que vai exigir que as refeições sejam pensadas e elaboradas para uma finalidade comum: emagrecer ou ao menos desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Mas nem sempre temos tempo para elaborar um novo cardápio, ou preparar nossa própria refeição e, por isso é interessante ter algumas ideias fáceis em mente.

Refeições no trabalho

Uma rotina alimentar saudável exige que pequenas refeições sejam feitas ao longo do dia. São os famosos lanchinhos. É comum muita gente escorregar nesses intervalos, por isso, reunimos algumas opções saudáveis para consumir no trabalho, especialmente para quem não tem tempo de preparar ou elaborar coisas em casa.

Lanchinhos saudáveis

Salgadinho de grão de bico

Rico em fibras, proteínas e vitaminas, o salgadinho de grão de bico mata a fome sem comprometer a dieta.

iStock

Barra de proteína

Apesar de ter ganhado destaque nos treinos de musculação, a barra de proteína é uma boa aliada para a saúde e a dieta de qualquer pessoa. As barrinhas compostas por diversos tipos de proteínas são uma ótima pedida, as naturais também são recomendadas, assim como as com baixo teor de sódio.

ShutterStock

Banana com pasta de amendoim

Para um lanche doce simples, rápido e saboroso, misture em um recipiente ½ xícara de banana em fatias (ou uma maçã pequena) com 1 colher de sopa de pasta de amendoim caseira. Você pode inclusive deixar a pasta de amendoim no trabalho, para facilitar.

Barra de cereal caseira

Para fugir das opções industrializadas, muitas vezes ricas em aditivos e substâncias que transformaram o lanche em uma verdadeira cilada para dieta, aposte em uma versão caseira de barrinha que pode ser levada para qualquer lugar.

ShutterStock

Chips de couve

Rasgue as folhas de 2 maços de couve, leve para uma assadeira com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque no forno pré-aquecido a 180 graus e asse por 30 minutos, até que as folhas fiquem bem crocantes. Retire do forno, deixe esfriar e pronto.

ShutterStock

Frutas oleaginosas

Entre as frutas oleaginosas estão as deliciosas castanhas-do-pará, castanhas-de-caju, nozes, amêndoas, avelãs e macadâmias. Elas possuem alta concentração de gordura boa e, por conta disso, ajudam as células a funcionarem melhor e a não acumularem gordura. Também apresentam boas quantidades de fibras e proteínas.

Apesar de ajudar no emagrecimento, as oleaginosas são calóricas, por isso é importante não exagerar no consumo, senão elas podem causar o efeito contrário. Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, um adulto pode comer por dia no máximo duas unidades das castanhas-do-pará. Para a castanha-de-caju, uma colher de sopa é o limite, assim como para avelãs. Se a opção forem amêndoas, a medida é uma colher de sopa. Nozes são permitidas apenas de duas a três unidades.

Bolacha de arroz

O alimento pode servir como base para diversas receitas gostosas. Se quiser inovar, aqueça por 15 segundos no micro-ondas duas bolachas para ficar crocante. Faça 2 ovos mexidos com ou sem gema e coloque por cima da bolacha com queijo cottage. Adicione azeite, pimenta do reino e sal rosa.

Shutterstock

Chá termogênico

A bebida consiste em um combo de ingredientes termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. O preparo leva pimenta, gengibre e canela. Eles, juntos, são ainda mais eficientes do que sozinhos, e ajudam a eliminar a barriga.

ShutterStock

Chá de gengibre com limão

Unir gengibre com limão ajuda bastante a reduzir as medidas. Isso porque, enquanto o gengibre é um termogênico natural que acelera a queima de gordura, o limão é uma frutinha detox potente para limpar o organismo e ajudar a perder calorias.

Receitas rápidas saudáveis