Uma fruta tipicamente brasileira, o guaraná pode ser ingerido na forma de refrigerante, xarope e pó. Ao contrário das duas primeiras opções, o guaraná em pó não contém açúcar ou aditivos químicos e constitui o extrato mais puro da fruta, que além de garantir uma dose extra de energia, fortalece o sistema imunológico e é uma grande aliada do emagrecimento.
Leia também:
Rica em fibras, pera aumenta a saciedade e ajuda na dieta
Bebida alcoólica engorda e pode aumentar o risco de infarto
Veja como funciona a dieta detox e limpe o seu organismo
Esta frutinha amazônica é rica em cafeína e fitoquímicos, como xantina, catequinas e taninos. Os fitoquímicos são substâncias presentes nos vegetais que tem efeito benéfico à saúde e agem ativamente na melhora de enfermidades.
Benefícios do guaraná em pó
Ajuda a emagrecer
Uma colher de chá de guaraná em pó antes de malhar garante melhor rendimento. Crédito: Shutterstock
A ação termogênica do guaraná em pó acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e contribuindo consideravelmente para a perda de peso. “Para que este efeito seja alcançado, o consumo deve ser feito com regularidade e nunca antes do momento de ir dormir”, afirma a nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira.
Efeito estimulante
Cafeína e teobromina presentes na fruta ajudam a espantar o sono, aumentam a concentração e dão mais disposição para encarar o dia. “Uma boa opção pode ser utilizá-lo antes da atividade física”, indica a especialista.
Prevenção de doenças
Outro fitonutriente encontrado no guaraná é a catequina, que possui forte ação antioxidante, antiviral e bactericida. Desta forma, consumindo uma colher de chá por dia do pó de guaraná, você combate os radicais livres que estão associados ao surgimento de tumores e provocam o envelhecimento precoce, fortalece o seu sistema imunológico e previne de uma série de doenças, como o câncer.
Contraindicações
O guaraná em pó deve ser evitado por pessoas com hipertensão, uma vez que a cafeína exerce efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, músculos cardíacos e sistema respiratório. “Indivíduos com doenças gástricas, como gastrite e úlcera, não devem fazer uso do guaraná, pois ele aumenta a secreção de ácido gástrico”, complementa a nutricionista. O consumo também é vetado às gestantes e mulheres que estão amamentando.
Uma dica de consumo é acrescentar o pó ao suco de abacaxi. Crédito: Shutterstock
Vale ressaltar que se consumido em excesso, o pó de guaraná pode provocar ansiedade, inquietação, irritabilidade, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações no coração devido ao teor de cafeína.
Sugestão de consumo
Suco de maçã
Maçã vermelha com casca, polpa de framboesa, guaraná em pó, ameixa preta seca e gelo. Bata tudo no liquidificador.
Suco de abacaxi
2 fatias de abacaxi, polpa de amora, guaraná em pó e mel. Acrescente gelo e bata no liquidificador.
Já que o pó de guaraná pode ser adicionado a qualquer suco, que tal acrescentá-lo a esta receita que leva abacaxi, morango e que promete exterminar a celulite?