Grão da saúde

A soja é um vegetal do grupo das leguminosas, mesmo grupo do qual fazem parte o feijão e a lentilha. Ela está presente nas prateleiras dos supermercados, seja no uso direto dos grãos, ou nos seus produtos derivados como farinhas; leite de soja; concentrado protéico de soja, utilizado na fabricação de alimentos; isolado protéico de soja, utilizado em embutidos como fonte protéica; e proteína texturizada de soja, também conhecida como carne de soja e molho shoyu.

O consumo de soja, especialmente por mulheres, tem sido amplamente incentivado. Uma das principais razões é a presença de uma substância, a isoflavona, que é muito semelhante ao principal hormônio feminino, o estrogênio, responsável pelas características femininas e pelas alterações hormonais presentes na menopausa – caracterizada como o fim da fase reprodutiva.

Dentre todas as propriedades benéficas à saúde da mulher, a proteína de soja, aliada às isoflavonas, ainda está associada à melhora no sistema cardiovascular e à redução dos níveis de colesterol

Vejamos a seguir algumas funções que a soja exerce na saúde da mulher:

Menopausa: A isoflavona é capaz de amenizar os efeitos da menopausa, tais como tonturas, palpitações, irritabilidade, insônia, depressão, e do climatério, cujos sintomas, entre outros, são as ondas de calor, que podem diminuir através do consumo de soja.

Osteoporose: As isoflavonas desta leguminosa parecem estar associadas à manutenção da densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose durante o climatério.

Câncer de mama: A soja também tem a propriedade de prevenir contra o câncer de mama e outros tipos de câncer. O consumo de soja têm se tornado indispensável, pois o câncer de mama, atualmente, figura como o mais freqüente tipo de neoplasia em incidência.

Alimento antioxidante: Ela também pode ser utilizada como um alimento antioxidante, ou seja, apresenta a propriedade de eliminar substâncias indesejáveis como os radicais livres, que, entre seus diversos males, causam danos celulares e o envelhecimento precoce, inibindo os efeitos provocados pelos raios ultravioletas.

Sistema cardiovascular: Dentre todas as propriedades benéficas à saúde da mulher, a proteína de soja, aliada às isoflavonas, ainda está associada à melhora no sistema cardiovascular e à redução dos níveis de colesterol.

Como consumir soja

A soja pode ser consumida de diferentes formas, como grãos cozidos em saladas ou refogados, em deliciosas preparações que utilizam a proteína texturizada de soja, como hambúrguer de soja, legumes recheados, estrogonofe e lasanha. Outras opções saborosas e práticas de incluir a soja no dia-a-dia são o tofu, conhecido como queijo de soja, o missô, uma pasta de soja fermentada, a bebida de soja e o molho shoyu.

Estudos demonstram que o consumo diário de cerca de 40 a 60 gramas de soja e seus derivados – o que corresponde a um pouco menos de meia xícara do grão – em longo prazo podem proporcionar os efeitos benéficos desta leguminosa citados anteriormente.

Sendo assim, fica claro que os benefícios do consumo da soja são inúmeros e, se aliada a uma alimentação saudável e balanceada, só tem a contribuir para uma boa qualidade de vida.