Goji berry em cápsulas funciona? Quem pode consumir e quem deveria ficar longe?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A poderosa goji berry possui diversos tipos de aminoácidos, minerais, carotenoides, ácidos graxos, como o Ômega-3, e antioxidantes. E o melhor, suas versões em cápsulas possuem os mesmos benefícios da fruta in natura. O diferencial está na concentração de substâncias contidas em uma única pílula e facilidade de ingestão para quem não tem o hábito de consumir frutas ou não gosta do sabor da exótica vermelhinha.

Leia mais:
Como comer goji berry: 5 sugestões de consumo saborosas
Receita de bolo integral de iogurte e goji berry
Benefícios do goji berry

Porém, o consumo excessivo do goji berry em pó, ou em cápsulas, pode ter efeito de inibir os princípios ativos de alguns medicamentos, como anticoagulantes e controladores de pressão arterial. Por isso, é preciso ser adotado com cautela por algumas pessoas.

Evite cápsulas concentradas de goji berry:

Se faz uso de medicamentos para pressão arterial e diabetes

As qualidades naturais da fruta podem afetar o funcionamento do pâncreas e produção de insulina. É por isso que os pacientes diabéticos devem consultar seus médicos antes do início do consumo de goji.

Se tem problemas alérgicos

Aqueles que sofrem de alergia ao pólen devem evitar o consumo das cápsulas, já que a fruta pode desencadear uma reação alérgica. Os principais sintomas incluem congestão nasal, coceira nos olhos, espirros, respiração ofegante, coceira na pele e urticária. Quem sofre qualquer um desses incômodos, deve imediatamente interromper o consumo e consultar um médico.

Se existe algum distúrbio hemorrágico

O aumento do fluxo sanguíneo ocasionado pelo consumo das cápsulas de goji berry pode afetar hemofílicos e pessoas de mais idade. Ambos os grupos podem experimentar um aumento no risco de hemorragia, devido à presença de atropina, encontrada em diferentes quantidades nas cápsulas de goji. O excesso de atropina pode causar efeitos colaterais como náuseas, tonturas, visão borrada, desconforto ocular e até alucinações em idosos.

Se estiver grávida

Os altos níveis de selênio do goji pode ter algum efeito adverso sobre fetos. Por isso, mulheres grávidas devem ser cautelosas ao usarem as cápsulas de goji berry, principalmente em alta concentração, e sobretudo consultarem seu médico antes de consumir. Outros efeitos causados pelo excesso de selênio são cansaço nos músculos do corpo, congestão vascular, queda capilar, enfraquecimento de unhas e dermatite.

Receita de suco antienvelhecimento com goji berry: