Frutas que eliminam gordura

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Os nutrientes encontrados nas frutas oferecem inúmeros benefícios à saúde e à boa forma física. Segundo Cristina Trovo, Nutricionista Funcional e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, o consumo regular de frutas assegura um metabolismo equilibrado e capaz de eliminar as indesejadas gorduras corporais.

Leia também:

10 alimentos que fazem mal para a dieta

Suco rosa: bebida saudável otimiza desempenho físico

8 motivos para incluir iogurte no café da manhã

“Na verdade, as frutas não possuem o poder mágico de eliminar a gordura, mas o seu consumo regular acaba restringindo e até eliminando o consumo de outros alimentos, como bolachas, bolos, doces, pães, alimentos processados e industrializados em geral que sobrecarregam o organismo, enquanto as frutas contêm propriedades nutricionais que auxiliam o bom funcionamento”, explica a especialista.

Antioxidantes, fibras e vitaminas são essenciais para um organismo sadio e podem ser encontrados em maior quantidade em algumas frutas. Confira as mais recomendadas pela nutricionista. Sinta-se à vontade para consumi-las diariamente no intervalo entre as refeições .

Frutas que ajudam na dieta

Oleaginosas – Ricas em proteína e gorduras monoinsaturadas, como o ômega 3. O consumo diário de um punhado de amêndoas, castanhas, pistaches ou nozes ajuda a garantir a saúde do coração e ainda previne vários tipos de câncer. Além disso, são fonte de vitamina E e do complexoB, e de minerais, como fósforo e potássio, essenciais para a manutenção do metabolismo saudável.

Abacaxi – É um alimento rico em vitamina A, C e B1. Oferece grande quantidade, tanto de água, quanto de fibras. É fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Considerado diurético, tem efeito muito positivo na digestão e no funcionamento dos intestinos. Além disso, ajuda a controlar os níveis de colesterol e eliminar toxinas do sangue. Pode ser consumido diariamente, desde que com moderação, em função de seu sabor ácido e do relativo valor calórico.

Frutas vermelhas e roxas – Fonte de antioxidantes como flavonoides e antocianinas, substâncias poderosas na prevenção do envelhecimento precoce das células. São ricas em vitaminas A e C e em minerais como cálcio, fósforo e potássio. Elas ajudam a reduzir o açúcar no sangue a controlar o colesterol ruim. Prefira sempre as versões naturais e frescas, consumindo de forma variada e sempre que possível.

Maçã – Pelo teor de fibras, traz inúmeros benefícios para o sistema digestivo. Suas propriedades nutricionais fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na eliminação de toxinas. Devido à presença de minerais como o cobre, é um depurador natural do organismo e eficaz na prevenção de infarto do miocárdio. Rica em flavonoides, consumir a maçã diariamente é muito indicado em dietas de redução de peso, por promover sensação de saciedade, nutrindo e hidratando ao mesmo tempo.

Açaí – É um alimento praticamente completo e muito indicado na hora de substituir uma refeição. Rico em proteínas, fibras, antioxidantes, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e cálcio. Pode ser consumido na forma de suco ou sorvete, mas exige moderação em função do seu valor calórico. Para versões mais saudáveis, evite a adição de açúcares e xarope de guaraná, por exemplo. Para adoçar prefira mel ou banana.