Frango com batata doce: por que a dupla faz tanto sucesso?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Combinação queridinha das marombeiras, o  frango com batata  doce saiu das academias e ganhou o prato de quem quer se alimentar de forma saudável. Esses alimentos ajudam a manter a forma, mas não devem os únicos presentes no cardápio.

Leia também:
Receita de brigadeiro que não engorda leva batata doce  
Batata doce é boa fonte de carboidrato e ajuda a emagrecer  
Dieta para ganhar massa muscular

De acordo com a nutricionista Paola Moreira, o sucesso dessa dupla se deve à união de um  carboidrato de baixo índice glicêmico, a batata doce, com uma fonte  de proteína de alto valor biológico, o frango. “Esta combinação libera energia lentamente no organismo, contribuindo para a sensação de saciedade e fornecendo substrato para a reparação muscular. Por isso, costuma ser muito bem aceita por praticantes regulares de atividade física”, explica a profissional da clínica Super Healthy.

Como consumir

Acrescente vegetais para garantir uma alimentação nutritiva. Crédito: Thinkstock

Qualquer pessoa pode optar por essa refeição no almoço e/ou no jantar, mas deve caprichar nos acompanhamentos. O frango e a batata doce fornecem a quantidade necessária de carboidratos e proteínas, mas não contêm todas as  vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos que o corpo precisa. Esses micronutrientes são essenciais para manter o funcionamento do intestino e do sistema imunológico.

“Para garantir uma  refeição balanceada, o ideal é combinar um vegetal folhoso verde, preferencialmente cru e de duas a três variedades de legumes de cores diferentes para que haja maior variedade no fornecimento de vitaminas e minerais. Acelga, alface, agrião, rúcula, couve, espinafre ou repolho com abóbora, abobrinha, chuchu, cenoura, beterraba, berinjela, brócolis, couve-flor ou rabanete são boas opções”, explica a profissional.

Que tal preparar um purê de batata doce? Crédito: Thinkstock

Quanto comer?

Também é preciso ficar atenta à quantidade. Apesar de ser saudável, a combinação não pode ser consumida sem restrição. “Não podemos esquecer que a batata doce é um carboidrato, que se consumido em excesso, é armazenado na forma de gordura. O excesso de proteína também pode ser prejudicial, pois, para ser eliminado, sobrecarrega o organismo. A porção ideal por refeição deve respeitar a palma da mão”, diz.

Alimentos para substituir

De acordo com a nutricionista, a  mandioquinha é uma boa substituta para a batata doce, pois também apresenta carboidratos de baixo índice glicêmico. No lugar do frango, pode-se utilizar peixes como tilapia, truta, sardinha e atum ou ovo orgânico, desde que não sejam fritos em óleo. Uma dica é assá-lo ou refogar com um fiozinho de azeite.

Confira na galeria de fotos como as marombeiras consomem frango com batata doce nas principais refeições.

@graoficial Gracyanne susbtituiu o frango pelo filé de tilapia e apostou no purê de batata doce

@carolsaraivafitness Batata doce assada da modelo fitness Carol Saraiva

@graoficial Bolinho de frango com batata doce

@gabrielapugliesi Lunch: batata doce grelhada + salada verde + frango grelhado + suco de melancia com gengibre

@gabrielapugliesi Escondidinho de batata doce:Cozinha as batatas ( gosto de colocar crua mesmo no forno enrolada no papel alúminio e tirar depois de uns 40 minutos) daí é só descascar e amassar até virar um pure, misturei só com um pouquinho de arroz ( a gosto) pra ficar mais cremoso. E o frango é só cozinhar (o peito) depois moer no processador e misturar com molho de tomate. E colocar ele entre as camadas do pure!!

@gabrielapugliesi Refeições diárias com frango e batata doce

@gabrielapugliesi Purê de batata roxa e frango no menu da Gabriela Pugliesi

@penelope_nova Penélope Nova é adepta das marmitas, onde não falta frango e batata doce

@graoficial Gracyanne Barbosa costuma susbtituir o frango por um omelete de claras.