O s benefícios da soja para a saúde da mulher já são conhecidos, mas optar pelo grão de coloração mais escura pode potencializar os resultados positivos. A casca da soja preta é rica em antocianinas, substância que age diretamente dos adipócitos (células de gorduras), favorecendo o emagrecimento.
Leia também:
Farinha de berinjela reduz a absorção de gorduras
Saiba quais alimentos são os campeões em aumentar a gordura abdominal
Conheça os execícios que mais queimam calorias
Nutricionista, Roseli Uneno Ninomiya explica que a antocianina além de diminuir a absorção de gorduras, age produzindo uma substância capaz de queimar as gorduras armazenadas. “Além disso, a farinha de soja preta tem muitas fibras, aumentando a sensação de saciedade, contribuindo para o funcionamento do intestino e controlando os níveis de glicose no sangue, o que previne a diabetes”, explica.
Farinha pode ser adicionada a sucos ou preparações quentes. Crédito: Thinkstock
Os antioxidantes combatem os radicais livres e, consequentemente, os sinais de envelhecimento, garantindo a saúde da pele. Nutrientes como zinco, que atua no fortalecimento do sistema imunológico, e cálcio, que reduz os riscos de osteoporose, fortalece ossos e dentes, auxilia na contração muscular e controle da pressão arterial também estão presentes.
O grão ainda contém alta concentração de proteínas: 40 gramas a cada 100 de farinha, o que representa 57% das necessidades diárias do nutriente para uma pessoa saudável. A nutricionista recomenda que sejam ingeridas duas colheres de sopa de farinha por dia para o total aproveitamento dos benefícios.