A quinoa é um alimento completo: tem boas doses de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, magnésio e potássio, além de ter carboidratos e gorduras balanceados. Ela pode ser consumida na forma de grãos, flocos ou farinha, que pode substituir a de trigo na preparação de pães e bolos.
Leia também:
Aprenda a fazer um hambúrguer vegetariano de quinoa com queijo brie
Amaranto contém vitaminas, minerais e ajuda a reduzir o colesterol
Nutricionista da clínica Longevid, Priscila Meirelles explica que a farinha de quinoa é rica em fibras, contribuindo para a saciedade e para o bom funcionamento do intestino.”Ela também é importante para a recuperação muscular pós atividade física, contém ômega-3 e 6 e triptofano, que age no metabolismo da serotonina, que por sua vez atua no humor e no bem-estar”, explica.
Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, a quinoa libera açúcar no sangue de forma lenta, evitando picos de insulina e garantindo mais energia por mais tempo, inclusiva para praticar exercícios.
Acrescente a farinha em sucos e iogurtes. Crédito: Thinkstock
Como consumir
O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, mas também é bastante simples prepará-lo em casa. Basta bater um punhado de grãos no liquidificador e consumir na hora ou armazenar em geladeira por até três dias.
O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia em iogurtes, vitaminas, refeições ou mingau. Experimente acrescentar a farinha em um shake para fazer o intestino funcionar.