A Dieta Dukan é conhecida não só por oferecer resultados rápidos e duradouros para quem quer perder peso, mas também por promover o emagrecimento através de uma rígida restrição de carboidratos na alimentação. Por isso, mesmo quem não segue o método, mas procura reduzir a ingestão deste nutriente no dia a dia para perder gordura, baseia-se nas muitas receitas criadas pelo próprio autor da dieta, Dr. Pierre Dukan, ou pelas pessoas adeptas ao regime, que usam a criatividade para inovar com os alimentos permitidos.
Leia também:
Farelo de aveia emagrece: saiba consumir o ingrediente extraordinário das famosas
Dieta Dukan emagrece de forma rápida e definitiva
Nova dieta Dukan emagrece mais fácil e inclui até carboidrato no cardápio
As duas primeiras fases do processo – Ataque e Cruzeiro – são as mais restritivas e não permitem o consumo de nenhum tipo de pão, bolo ou massa. Como alternativa para quem sente falta do consumo diário deste tipo de comida foram criadas preparações semelhantes a partir do farelo de aveia, que é permitido na dieta.
Porém, recentemente, outro tipo de farinha foi incluído no método oficial, permitindo novas possibilidades de receitas e com o sabor mais suave: a farinha de glúten. Ela pode ser consumida em todas as fases da Dukan, sendo que na primeira, a Ataque, é restrita a uma porção de 100g três vezes na semana.
O que é farinha de glúten?
O glúten é uma parte isolada do trigo, proveniente da lavagem da farinha. A farinha de glúten é similar à farinha de trigo comum, porém, com uma concentração maior de glúten.

Glúten engorda?
O alimento é tido como o vilão da dieta e desprezado por muitas pessoas que querem emagrecer. No entanto, o que ocorre é que ele está presente em muitos carboidratos – como pão, bolo, macarrão, etc. –, que, ao serem eliminados da alimentação, permitem a perda de peso rápida. Porém, a relação direta é com o carboidrato, e não o glúten em si.
O alimento só é restrito às pessoas que sofrem da doença celíaca ou têm sensibilidade ao glúten. Caso contrário, ele substitui a farinha de trigo em praticamente qualquer preparação, sem comprometer o emagrecimento e ainda garantindo um sabor mais agradável do que os farelos tipicamente usados na Dukan.
Como usar farinha de glúten na dieta?
Utilize em substituição à farinha de trigo na preparação de macarrão, bolo, pão, torta, etc. Confira uma receita de pão Dukan, extraída do site Dieta e Receitas:
Pão francês Dukan (fase Ataque)

Ingredientes
- 200 g de farinha de glúten
- 50 ml de leite desnatado
- 50 ml de água filtrada
- 1 tablete de fermento biológico (15 g)
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
Misture o sal com o fermento, desmanchando-o até ficar líquido. Coloque a farinha em um recipiente e acrescente o leite e o fermento líquido. Mexa até a passa pegar consistência.
Vá acrescentando a água aos poucos, sovando até chegar ao ponto de pão (desgrudando da mão). Sove bem para que a massa fique lisinha e deixe descansar por 10 minutos.
Modele o pão na assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos, ou até ficar levemente dourado.
Rende 3 porções
Farinha de glúten: onde comprar e preço
Na loja oficial Dukan, você encontra o alimento por R$ 5,86 (500 g). É possível comprá-lo também em lojas de produtos naturais e mercados que vendem grãos a granel.