Famosas fazem dieta sem glúten para perder peso em poucos dias

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Gisele Bündchen, Juliana Paes, Lady Gaga, Gwyneth Paltrow e Miley Cyrus são apenas algumas das celebridades que adotaram a dieta sem glúten. Umas por serem celíacas, com intolerância ao glúten, e outras simplesmente para desinchar e eliminar os quilinhos extras. A dieta até funciona, mas como qualquer outra é preciso de acompanhamento e certos cuidados.

De acordo com Tathyana Freitas, nutricionista da Clínica Stesis, a doença celíaca é uma inflamação que a pessoa pode ter no intestino delgado e que proporciona sintomas como diarreia, dor abdominal e náuseas quando ingeridos alimentos com glúten em sua composição, ou seja, que são feitos com farinhas de cereais, como o pão, bolacha, massa, pizza, biscoito, entre outros. “O glúten é a principal proteína presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte”, diz. Ela comenta que sua importância na alimentação é muito relativa por ser uma proteína de baixo valor nutricional e não possuir todos os aminoácidos essenciais.

Visto que esses alimentos são comuns no dia a dia, ou da preferência de algumas pessoas, e são bem calóricos, quando ficam restritos na dieta, consequentemente, levam à perda de peso. O fato é que, de acordo com especialistas, a digestão do glúten é difícil. Ela acaba por distender o intestino, causando inchaço. Ao restringi-lo da alimentação, isso pode parecer a perda de peso, mas às vezes apenas são trocados alimentos, muitas vezes, industrializados por opções mais saudáveis.

Isso não significa que alimentos que não contém glúten são mais saudáveis ou menos calóricos. Muitas vezes eles podem conter poucas fibras solúveis, que contribuem para a saciedade e para a boa saúde do intestino. Portanto, a dieta sem glúten nem sempre será a solução para quem quer, simplesmente, perder peso, mas mais eficaz para aqueles que sofrem com a intolerância a essa proteína. É importante lembrar que o consumo balanceado de verduras, frutas, vegetais, aliado a uma dieta sem glúten pode ser benéfico, mas não apenas por conta da interrupção do consumo do glúten.

De tanto que o assunto virou polêmica até mesmo livros sobre o tema foram lançados. Um deles é o Glúten e Obesidade, a verdade que emagrece, de Regina Racco, que explica sobre as interferências do glúten no bom funcionamento do organismo e ensina uma dieta de oito semanas sem limitações de quantidade e nem contagem de calorias.

Thatyana alerta as mulheres em relação às dietas da moda, já que a maioria leva a erros alimentares consideráveis e nem sempre a mesma dieta pode ser benéfica para os mais variados tipos de pessoa. Segundo a nutricionista o ideal é ter um equilíbrio em relação ao consumo das proteínas, carboidratos e lipídios durante as refeições e manter o acompanhamento com um nutricionista qualificado.

Para os celíacos e adeptos dessa dieta não é preciso mais passar vontade de alguns alimentos que, normalmente, levam o glúten em sua composição. O amido de milho pode ser uma alternativa. Com isso, a Maizena indica receitas de pizza, coxinha e até bolo de chocolate, todas sem glúten para o preparo em casa.

Leia também:

Época de alcachofra: flor ajuda no emagrecimento, faz intestino funcionar e previne anemia

Barriga enxuta: perca medidas balanceando sua alimentação diárias

Cardápio detox: prepare a receita para perder peso em poucos dias