Se você está de dieta há algum tempo e, além de não conseguir eliminar os quilos extras, ainda percebe que engordou, saiba que, em vez de se preocupar somente com o ponteiro da balança e os números da fita métrica, deveria também prestar atenção a algo mais importante: sua saúde.
A dificuldade em perder peso pode estar relacionada a diferentes condições de saúde, mesmo que você não esteja ciente. O que faz com que consultas com médicos e nutricionistas sejam tão importantes para conseguir emagrecer de verdade. Conheça alguns fatores que podem sabotar sua dieta:
Por que não consigo emagrecer mesmo fazendo dieta?

Um dos principais fatores que prejudicam a dieta e nem sempre é facilmente identificado é uma lentidão no metabolismo, que atrasa a queima de calorias. Fazer regimes muito restritivos e passar muitas horas sem comer, por exemplo, é uma tática equivocada que, apesar de parecer contribuir para o emagrecimento, deixa o metabolismo lento e resulta em acúmulo de gordura.
Outra possível causa da dificuldade em emagrecer é alguma alteração na tireoide, glândula localizada na região do pescoço, responsável pela liberação de hormônios que regulam todo o organismo, inclusive o processo de ganho e perda de peso. O hipotireoidismo, por exemplo, pode causar inchaço e reduzir o metabolismo.

O aumento de peso mesmo com dieta ainda pode estar relacionado ao uso de determinados medicamentos, como os da classe dos corticoides, antidepressivos e até mesmo pílula anticoncepcional, que podem aumentar o apetite e provocar retenção de líquido. Neste caso, consultar o médico e verificar a possibilidade de troca de remédios pode ser uma saída.
Você sofre de insônia, dorme pouco ou costuma despertar durante a noite? Saiba que dormir bem também é fundamental para a perda de peso, já que o descanso noturno, além de relaxar, melhorar a memória e aliviar as tensões, ainda ajuda a regular hormônios relacionados ao apetite e à saciedade.
Fatores emocionais também podem estar atrapalhando seu processo de emagrecimento sem que você perceba. Quadros de ansiedade, por exemplo, são considerados verdadeiros gatilhos para o ganho de peso, já que normalmente influenciam nos hábitos alimentares.

O estresse é outro problema de saúde que faz com que um indivíduo engorde, mesmo fazendo dieta. Isso por que o cortisol, além de ser responsável por nos deixar em estado de alerta diante de uma ameaça, ainda provoca acúmulo de gordura corporal.
O excesso do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, proporciona o aumento principalmente de gordura na região abdominal, uma das mais perigosas, que pode abrir portas para doenças cardiovasculares.
Mudanças no estilo de vida, nos hábitos alimentares, na relação com a comida e investir na prática regular de atividades físicas são fatores que resultarão, para a grande maioria das pessoas, em uma perda e manutenção de peso sustentável. Boas escolhas aliadas ao acompanhamento médico, portanto, são essenciais para que a dieta dê resultados e não comprometa a saúde.
Dicas e dietas para emagrecer
- Dieta Nórdica: por que tantos nutricionistas são apaixonados por ela?
- O que comer no almoço para emagrecer? Refeição é importante na dieta
- Esta troca aparentemente saudável não irá fazer você emagrecer