Tratamentos X Espinhas
Apesar de não existir muita informação na literatura médica sobre o agravamento de espinhas durante a gravidez, a dermatologista cita um estudo que comprovou a relação das duas. “A pesquisa realizada com 400 gestantes mostrou que 42% delas declararam piora do quadro durante a gravidez e 75% relataram melhora das espinhas no pós-parto”, conta.
Raso destaca a importância do acompanhamento com um especialista, tendo em vista que algumas substâncias normalmente utilizadas em tratamentos de acne são contraindicadas para grávidas. “O peeling de cristal é liberado durante a gestação e contribui para o controle de cravos, além de oferecer maior luminosidade à pele do rosto”, recomenda. Martinez cita alguns medicamentos tópicos que podem ser utilizados. “Peróxido de benzoila, ácido azelaico e eritromicina são excelentes, mas devem ser usados para quadros graves de acne”, alerta. Já técnicas como botox, preenchimento e lasers devem ser evitados durante a gravidez. “Não há estudos que garantam a segurança deles para o feto”, ressalta Raso.
Ioga X Ansiedade
Para encontrar o equilíbrio e encarar a gravidez de uma forma mais tranquila, a técnica indicada é a ioga. A professora Fabrisia Freitas, que desenvolve um trabalho com gestantes no Espaço Nirvana, diz que a prática é fonte de relaxamento. “A Savasana, que consiste em deitar com a barriga para cima, é realizada depois das posturas e possibilita um melhor espaço interno e físico para o relaxamento”, conta.
A professora sugere uma segunda opção para quem quer relaxar. “Podemos introduzir a técnica conhecida como Yoga Nidrá durante as posturas. Nela, damos comandos de relaxamento para a mente, corpo e coração”, explica. O método é uma descontração dos músculos, tendões e articulações. “A prática é indicada para equilibrar as inteligências que temos conosco e integrar o ser humano e o seu corpo, permitindo que a gestação esteja em harmonia e em sintonia com a saúde. O equilíbrio das polaridades feminina e masculina é de significativa importância para gerar um bebê saudável”, diz.