Este é o primeiro passo para conseguir se livrar de vez do vício no açúcar

Aquela vontade irresistível de comer doces pode ser um sintoma clássico de vício em açúcar. Mesmo sendo essencial para o organismo, já que fornece energia para o corpo, a compulsão provoca malefícios à saúde, como ganho de peso, diabetes e riscos de doenças cardiovasculares.

E como todo vício, o açúcar também provoca crises de abstinência, trazendo cansaço físico, tontura, falta de concentração, mal humor e ainda mais vontade de comer doces. Um dos principais problemas é que o açúcar não está presente só no docinho, mas embutido em uma série de produtos industrializados e também em massas, pães, arroz, entre outros.

Vício em açúcar: como combater

A médica Dra. Anna Virgínia Pinto, da Clínica Patricia Davidson Haiat, afirma que não existe uma pílula mágica que controle o desejo por açúcar. E que o primeiro passo para se livrar da dependência é entender por que é tão difícil ficar sem ele. Desta forma, é possível conhecer o próprio corpo e saber qual é o ponto de equilíbrio para o consumo deste ingrediente.

Quando consumido em excesso, o açúcar aciona centros de prazer e recompensa no cérebro, trazendo uma sensação imediata de bem-estar e euforia. Mas, este efeito é rápido e o indivíduo passa a buscar estes estímulos com mais frequência.

Os açúcares em excesso aumentam os picos de insulina, levando ao que a médica chama de “hipoglicemia reativa” – queda brusca dos níveis de açúcar do sangue que provocam mal estar físico e o desejo por mais doces, gerando um ciclo vicioso.

Consumo equilibrado de açúcar

Nem sempre é preciso é cortar de uma vez o açúcar da dieta e, sim ingerir com moderação. “Consumir com equilíbrio é algo que você precisa construir no seu dia a dia. Se conhecer é essencial se você quer se librar ou viver em harmonia com o açúcar ou qualquer outro alimento”, diz a médica em post nas redes sociais.

Controlar a quantidade de açúcar na dieta é fundamental não só para perder peso, como também manter a saúde em dia. Hábitos como fazer exercícios físicos regularmente, ter uma boa noite de sono e focar em uma alimentação saudável também ajudam a deixar este vício para trás.

Mas, naqueles casos onde parece impossível largar o doce, um especialista em nutrição poderá intervir e recomendar suplementos, medicamentos que equilibrem a produção de neurotransmissores ou até mesmo tratamentos psicológicos em indivíduos com compulsão alimentar.

https://www.instagram.com/p/BqxBpZfBUHJ/

Como deixar de consumir açúcar