https://www.instagram.com/p/Bqi3NAkDyup/
Um alimento bastante tradicional da cozinha brasileira e bem apreciado por Wesley Safadão foi um dos responsáveis pelo ganho de peso do cantor nos últimos tempos, conforme o artista revelou em seu Instagram.
O excesso de peso provocou uma hérnia de disco, problema que o motivou a iniciar um processo de emagrecimento em junho de 2018. Em poucas semanas, Safadão conseguiu secar 11 kg fazendo dieta.
Alimento que ajudou Wesley Safadão a engordar
https://www.instagram.com/p/BqbC-Kxj7Ox/
Em uma recente sequência de vídeos publicados nos Stories, Safadão dividiu um hábito que mantém em seu dia a dia e que contribui para que o artista engordasse.
“Não sei se eu comentei com vocês, mas eu tenho um vício de, às 10h da manhã, antes do almoço ficar pronto, ir ali no pé do fogão, no arroz”, contou o cantor.
https://www.instagram.com/p/BrRIWWHHfvv/
Sim, o hábito de comer arroz puro antes do almoço foi um dos responsáveis pelo cantor ter engordado no passado. Segundo ele, foram, ao menos, 10 kg adquiridos. Além deste alimento, ele revelou que também consumia muito pastel e refrigerante.
“Há alguns meses atrás estava com 92 quilos, eu acho. Estava viciado em refrigerante! Copão cheião de gelo com refrigerante. Foi quando tive o problema de hérnia de disco e precisei emagrecer, mas não estava conseguindo. Eu tenho uma facilidade para engordar e também consigo emagrecer muito rápido, mas estava difícil dessa última vez (…) Passei de 92 para 82. E agora estou nessa faixa de 80, 82 quilos”, disse Safadão.
Por que o arroz engorda

Alimento que integra o grupo dos carboidratos de alto índice glicêmico, o arroz branco facilita o processo de ganho de peso e não o de emagrecimento pelo tempo que o organismo leva para digeri-lo e absorvê-lo.
Carboidratos de alto índice glicêmico ao serem digeridos caem muito rapidamente na corrente sanguínea em forma de glicose e, consequentemente, são distribuídos e absorvidos no mesmo ritmo pelas células do corpo – o que faz com que a taxa de glicose ou glicemia suba repentinamente, resultando em um pico glicêmico.
Como as células recebem a glicose de uma vez, tudo o que não é utilizado para a geração de energia naquele momento é armazenado em forma de gordura, geralmente acumulada em regiões como a barriga, flancos e culotes.
Mas isso não significa que seja necessário eliminar de vez o arroz da dieta. O que vale na hora de apreciar o grão é sempre buscar o equilíbrio e evitar o excesso.
“Tudo engorda, por isso é preciso ter moderação. O recomendável é cerca de três colheres de arroz e uma concha de feijão tanto no almoço como no jantar”, indica o nutricionista Marcelo Barros, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
Arroz banco e integral

Outro ponto negativo do arroz é seu alto índice calórico: 130 kcal por 100g do alimento cozido, sendo que é muito fácil ingeri-lo em grande quantidade. Neste quesito, a versão integral do alimento oferece pouca vantagem, já que apresenta nível energético similar: 110 kcal pela mesma porção.
Porém, devido à presença de fibras no último, ele acaba minimizando a oscilação de glicose no sangue causada pela ingestão de arroz branco e, assim, é mais interessante para quem busca perder ou manter o peso e também cuidar da saúde.
Além deste benefício, as fibras ajudam no desenvolvimento de um metabolismo mais rápido, garantem maior saciedade (evitando a gula) e, se combinadas à boa hidratação, favorecem um trânsito intestinal saudável, fundamental para um corpo saudável e sem inchaço ou acúmulo de gordura.
“O arroz integral é mais rico em fibras e vitaminas, por isso dá mais saciedade. O processo de parboilização faz com que parte dessas vitaminas presentes na casca do arroz se transfiram para o grão. Já o arroz branco não possui vitaminas ou fibras, é rico somente em amido. Por isso é mais fraco nutricionalmente”, explica Barros, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
Cuidados com a alimentação
- Marília explica quando começou a engordar: 9 itens que cortou para secar
- Dieta de 2 etapas faz mulher crescer 8 cm em bumbum e perder 10 kg
- É possível ganhar massa sem engordar na barriga? Como fazer isso?