A nova moda entre os apaixonados por pipoca é uma versão feita de sagu. Pode parecer estranho à primeira vista, mas a receita está sendo muito utilizada por mães preocupadas com carocinhos e casquinhas que podem causar engasgos nos filhos. E também por quem busca uma alternativa à pipoca tradicional que não pesa na balança.
Benefícios da pipoca de sagu
A pipoca de sagu não precisa necessariamente de óleo no preparo, o que a torna ainda mais light que a versão clássica. Esta pipoca também não contém glúten, podendo ser uma boa opção para pessoas celíacas ou alérgicas, por exemplo.
Assim como a tapioca, o sagu também é proveniente da mandioca. Por isso, é considerado um ingrediente saudável para quem deseja emagrecer: ao mesmo tempo em que é pobre em gorduras, apresenta nutrientes como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio, que são fundamentais em uma dieta balanceada.
Embora não seja um alimento rico em fibras, o sagu é uma boa fonte de energia, já que é composto basicamente por carboidratos. Além de promover a saciedade, a pipoca de sagu ainda dá aquele “gás” para a realização de exercícios físicos e atividades cotidianas. Mas é importante não exagerar na quantidade: o consumo deve ser de no máximo uma xícara por dia, principalmente se o objetivo é perder peso.
Como fazer a pipoca de sagu
Fazer essa versão de pipoca é muito fácil: basta colocar as bolinhas de sagu dentro da panela quente e fechar. Como não é utilizado óleo, certifique-se que os grão estejam espalhados de maneira uniforme.
A pipoca de sagu demora um pouco mais para estourar. Quando começarem a pular os primeiros grãos, mexa um pouco e tampe a panela. Depois, é só adicionar o sal que está pronto!