Especialista explica por que leite desnatado NÃO te fará emagrecer, mas o integral sim

Uma das ações mais adotadas por quem deseja emagrecer é substituir o leite integral pelo desnatado, mas será que vale a pena? Em evento em São Paulo, uma especialista em laticínios lembrou um estudo de uma prestigiada universidade norte-americana que contraindica a troca. Entenda:

Leite desnatado não ajuda a emagrecer

Durante um evento do projeto Beba Mais Leite, na capital paulista, a veterinária e especialista em leite Flávia Fontes citou um estudo da universidade de Harvard que indica que leite desnatado não ajuda na perda de peso.

A quantidade de gordura do leite varia segundo seu tipo, sendo de no mínimo 3% no integral, de 0,6% a 2,9% no semidesnatado e até 0,5% no desnatado.

Segundo Flávia, optar pelo desnatado pode fazer com que a fome chegue mais rápido e o indivíduo acabe abusando de outros alimentos com elevado número de calorias, o que boicotará a dieta e poderá o fazer engordar.

shutterstock

Gordura seria a salvação

Isso ocorre porque a gordura dá saciedade, portanto, optar por um leite com menor quantia desse componente fará com que a fome chegue antes, enquanto optar pela versão integral poderia afastá-la.

Contudo, somente um nutricionista poderá confirmar o tipo ideal de leite para cada pessoa, já que podem existir alergias alimentares e restrições devido a problemas de saúde.

Laticínios e dieta