Se você ainda não aprendeu a andar de bicicleta, a hora é agora! A vida sob duas rodas é muito mais saudável e econômica. Para quem não sabe, este é o veículo mais barato de todos. Seus gastos se resumem a trocar uma pecinha aqui e ali e a fazer a manutenção comum. Isso sem falar que andando de bicicleta você não está poluindo o ambiente.
A bicicleta também pode ajudar a relaxar, já que você não vai ficar presa num baita trânsito, principalmente das cidades grandes. Mas o benefício que mais nos interessa no momento são os relacionados à saúde e à forma do corpo, em outras palavras, à balança!
Só para termos uma idéia, com um passeio de apenas 40 minutos é possível queimar cerca de 300 calorias, e se mantivermos este ritmo por mais de dois meses (perseverança, meninas!), iremos notar que as pernas ficarão 25% mais fortalecidas e os músculos do abdômen mais tonificados, isso o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa explica: “Quando você anda de bicicleta, a força que exerce sobre os pedais desenvolve a musculatura das pernas e você também adquire um físico mais vigoroso”.
Esta atividade física também evita o contato de impacto com o solo, eliminando os riscos de uma ruptura de ligamentos: “Em termos aeróbicos os benefícios são os mesmos, além disso, pedalar fortalece os músculos da perna e do coração, combate a flacidez das pernas, melhora a circulação sanguínea e ajuda na queima de calorias”, conta Bruno.
O ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Você pode usar qualquer modelo de tênis, desde que seja confortável. Já as bicicletas devem ter o guidão alto para evitar que a coluna fique curvada. O especialista explica: “A postura deve prezar por manter o tronco na vertical, sem forçá-lo, e o banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas”.
A dica do fisioterapeuta é muito importante: “Para usufruir do esporte como método de condicionamento físico, pedale mais de 20 minutos por dia, e para perder calorias o tempo deve ultrapassar os 40 minutos diários”.
Deu para ver que para entrar em forma e ficar saudável não precisa necessariamente da academia, é só comprar uma bike e sair pedalando por aí. Se você preferir ficar em casa, tem a opção de comprar as bicicletas ergométricas, que geram os mesmos benefícios.
LEIA TAMBÉM:
Pedalar é preciso! – Quem usa a bicicleta como transporte recomenda. O meio ambiente e a saúde agradecem!
Dia Mundial Sem Carro – Saiba o que algumas capitais brasileiras estão programando para a data