Encarar treino como algo divertido faz você comer 35% menos doce, diz estudo

Quando você está se vestindo para ir à academia ou correr no parque, você encara isso como a cota necessária de exercicio que você precisa realizar diariamente ou como um momento de prazer e relaxamento? A resposta para esta pergunta pode determinar seus hábitos alimentares e influenciar de maneira significativa no seu emagrecimento e saúde.

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Segundo um estudo americano, pessoas que encaram o exercício como um esforço tendem a comer mais nas horas subsequentes ao treino, pois acham que merecem uma recompensa. Já aquelas que acham que a atividade em si é um momento de recompensa, de descanso no meio do dia ou de prazer, não demonstram essa tendência.

Estudiosos do Food and Brand Lab, grupo de pesquisas da Cornell University, nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo acerca deste tema, dividido em dois experimentos. No primeiro, um grupo de 56 adultos foi levado para andar por de 2 km em torno de um pequeno lago. Para metade deles, os pesquisadores afirmaram que a caminhada se tratava de um exercício físico e, para a outra, que era apenas uma volta para admirar a paisagem. Ao final do percurso, foi servido almoço. Aqueles que pensaram que haviam se exercitado comeram, em média, 35% mais mousse de chocolate na sobremesa do que aqueles que acreditaram que haviam somente passeado.

No segundo experimento, os pesquisadores repetiram o processo com um grupo de 46 adultos, mas, ao invés do almoço, serviram lanche da tarde algumas horas depois da caminhada. Aqueles que pensavam que haviam se exercitado ingeriram 124% mais M&Ms do que a outra metade do grupo, o que equivaleu a 206 calorias a mais por pessoa. “Encarar a caminhada como exercício os deixou menos felizes e mais fadigados”, afimou a autora do estudo, Carolina Werle, professora do Grenoble Ecole de Management, na França.

“Faça o que tiver de fazer para tornar seu treino divertido. Ouça música, assista a um vídeo ou simplesmente sinta-se agradecido por estar malhando ao invés de trabalhando no escritório”, afirmou o co-autor do estudo, Brian Wansink, professor e diretor do Cornell Food and Brand Lab. “Qualquer coisa que lhe traga um sorriso provavelmente fará você comer menos”, completou.