É preciso correr 15% mais rápido na esteira para queimar o mesmo que a corrida de rua

por | jun 21, 2017 | Alimentação

Para quem gosta de apostar na corrida para emagrecer e busca bons resultados com menos esforços, aqui vai uma sugestão: troque a esteira da academia pela atividade ao ar livre. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Milão, Itália, é preciso correr 15% mais rápido no equipamento para queimar o mesmo que o exercício na rua.

Exercícios ao ar livre queimam mais calorias

Para chegar à conclusão, os pesquisadores analisaram a diferença entre correr ao ar livre ou em uma esteira em 15 homens fisicamente ativos com idade média de 21 anos. Os participantes correram por 30 segundos, seguidos de 30 segundos de recuperação, durante um total de 15 minutos. O uso de oxigênio e a intensidade do exercício foram medidos após os dois tipos de atividade.

Os resultados revelaram que, quando na esteira, os corredores usam quantidades significativamente mais baixas de oxigênio, sugerindo que menos esforço é necessário para realizar a atividade. Portanto, foi observado que é preciso correr 15% mais rápido no aparelho para queimar a mesma quantidade de calorias do a corrida ao ar livre, na rua ou no parque, por exemplo.

Por que existe essa diferença?

Ao ar livre, o praticante de exercício precisa lidar constantemente com mudanças de superfícies, realizar movimentos repentinos, paradas e ainda corre contra o vento, fatores que resultam em uma maior queima de calorias. Algumas opções de treino na esteira podem ajudar a compensar essa diferença, como o uso de inclinação e intercalar caminhada e corrida.

Dicas de exercícios para emagrecer e definir