Não é porque você está de regime que tem que perder o churrascão do final de semana. É possível fazer algumas escolhas saudáveis e saborosas ao mesmo tempo, sem ter de passar fome ou vontade. Confira algumas dicas para montar a melhor combinação de alimentos no churrasco sem fugir da dieta.
Leia também:
Dieta anticelulite emagrece 4kg em um mês
Autor de best seller sobre dieta explica por que é tão difícil emagrecer
Médica dos famosos ensina segredos para exterminar gordura localizada
Carne vermelha: prefira os cortes magros
O corte mais indicado é o miolo de alcatra, que é o mais magro. Porém, por conter pouca gordura, a carne pode ficar um pouco seca se assada na churrasqueira. Prefira a grelha.
Se você for carnívora convicta e não resistir a um pedaço de picanha ou filé mignon, procure retirar a capa de gordura antes de comer. Já as carnes muito gordurosas, como costela suína e bovina, são proibitivas para quem está de dieta.
Aposte nas carnes brancas
O frango e o peixe são as opções mais saudáveis. Prefira a ave sem pele, uma vez que ela acumula muitas calorias.
Já o peixe é o vencedor em termos de saúde: além de ser mais magra, a carne é rica em ômega 3, um grande aliado do coração, e é digerida com maior facilidade. Para deixá-la bem saborosa, tempere com ervas e asse na brasa, embalada ou não no papel alumínio.
Maneire na farofa e carboidratos. Crédito: Shutterstock
Fuja dos embutidos
A linguiça é rica em conservantes, sódio e gordura – uma péssima combinação para quem quer emagrecer e manter a saúde, já que provoca a retenção de líquidos e o aumento de peso.
Saladas e frutas são liberadas
Para acompanhar a carne, monte uma porção de salada variada, com rúcula, agrião, palmito, tomate e vegetais. Ela vai ajudar na saciedade, além de auxiliar na digestão. As frutas também são muito bem vindas, pois possuem fibras, vitaminas e minerais.
Desafio: maneire nos carboidratos
Um bom churrasco é sempre acompanhado de arroz, farofa, um pãozinho francês e maionese. Porém, estes alimentos são fontes de carboidrato simples e não contribuem significativamente para a dieta – e quem deseja emagrecer deve fazer um esforço para mantê-los fora do prato.
No entanto, isso não significa cortar totalmente o alimento: escolha entre uma colher (sopa) cheia de farofa, uma colher (sopa) cheia de arroz ou ½ pão francês com uma colher (sopa) cheia de pasta de alho feita com maionese 0% colesterol. Se possível, opte pelo pão francês ou arroz integral, que apresentam mais benefícios à saúde.
Atenção ao queijo coalho
Uma unidade possui 103 kcal, portanto o queijo coalho deve ser consumido em pequenas quantidades. Metade de uma unidade, combinada com as carnes e acompanhamentos, já é o suficiente para matar a vontade e não interferir na dieta.
Bebidas alcoólicas: sim ou não?
Além de calóricas (uma latinha de cerveja equivale a 25 g de bacon), as bebidas alcoólicas facilitam o acúmulo de gordura e prejudicam a saúde quando consumidas em excesso. Um copo de caipirinha de frutas com açúcar possui cerca de 300 kcal. Se for feita com adoçante, as calorias caem para 240, mas continuam altas. Procure moderar as quantidades: algumas “bicadinhas” estão liberadas, mas mantenha-se no suco de frutas natural.
Suco ou refrigerante?
Os sucos são mais saudáveis e, no geral, menos calóricos. Algumas frutas, no entanto, podem enganar. É o caso da laranja: o suco feito sem açúcar possui 150 kcal, o mesmo que uma lata de cerveja. Já o de abacaxi tem apenas 63 kcal. O chá branco, além de refrescante, possui zero calorias.
O refrigerante deve ser deixado de lado. Mesmo as versões “zero”, que não possuem açúcar, compensam na quantidade de sódio e conservantes, o que contribui para a retenção de líquido e são muito maléficas à saúde.
*Dicas cedidas pelos nutricionistas do Minha Vida.








