DST mais resistente

por | jun 30, 2016 | Alimentação

As doenças sexualmente transmissíveis, ou DST’s, são um preocupação em todo planeta e algumas delas estão entre as grandes epidemias mundiais, como a Aids. Agora, uma nova pesquisa mostrou que a bactéria que causa a gonorreia está ficando mais resistente aos antibióticos usados tradicionalmente no tratamento.

A H041, classificada como uma “superbactéria”, foi identificada no Japão e mostrou-se resistente a todos os tipos de cefalosporinas, droga ainda eficaz contra a gonorreia. Agora, os cientistas começam a trabalhar em novos remédios para a DST, que atinge especialmente jovens entre 16 e 24 anos. De 2008 para cá, 16.500 casos entre pessoas desta faixa etária foram identifcados apenas na Inglaterra.

O médico Magnus Unemo, do Laboratório de Referência Sueca para Doenças Patogênicas, afirmou que a situação é alarmante. “Desde que os antibióticos se tornaram o tratamento padrão para a gonorreia, em 1940, esta bactéria tem demonstrado uma notável capacidade de desenvolver mecanismos de resistência a todos os medicamentos introduzidos para controlá-la”, disse ele.

A gonorreia é uma infecção que, quando não tratada, pode se desenvolver e acarretar, entre outros problemas, doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica (fora do útero) e infertilidade feminina. Nos homens, pode causar epididimite, uma condição dolorosa dos vasos ligados aos testículos, que também podem causar infertilidade.

Responsável pele setor de Saúde Sexual do FPA, Rebecca Findlay afirma que a informação é a melhor arma contra a doença. “Obviamente, é melhor prevenir do que remediar. Então, estar confiante sobre o uso de preservativos e ser capaz de falar com seu parceiro sobre sexo seguro se torna ainda mais importante quando começamos a ver que talvez haja problemas no futuro com o tratamento de gonorreia”.

Leia também:

HPV – Sexo sem camisinha, não! Entenda o risco que você corre e como se prevenir da doença

Sexo seguro – Homens e mulheres abrem o verbo – com sinceridade! – sobre o uso da camisinha

Vacinação contra HPV – Tire as dúvidas sobre o papilomavírus humano e previna-se já!